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A chegada do Novo Ensino Médio coloca em destaque a escolha de itinerários formativos pelos alunos. Neste artigo, convido você a refletir sobre o papel do Projeto de Vida como atividade pedagógica estratégica para o sucesso do Novo Ensino Médio. Muito mais que escolher profissão, o grande objetivo é apoiar o adolescente na construção de sua identidade.
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O objetivo do Ensino Médio
O Ensino Médio é a última etapa da educação básica, e tem um papel importante de apoiar a transição do aluno para a vida adulta e o mundo do trabalho. Na escola particular, de forma geral, a conclusão do Ensino Médio representa a preparação do aluno para ingressar no Ensino Superior.
Nesse contexto, a percepção sobre o sucesso do aluno é a conquista de uma boa nota no Enem ou a aprovação no vestibular. Então, a missão da escola é apoiar o aluno nessa preparação, e o papel do aluno é seguir o plano de estudos com dedicação.
Agora, o aluno faz escolhas
Com o Novo Ensino Médio, a missão da escola foi ampliada e se tornou mais complexa. Agora, o aluno passa a escolher e direcionar seus estudos através dos itinerários formativos e eletivas. Sendo assim, a escola estará muito mais comprometida nessa escolha do aluno.
E esse desafio não pode ser negligenciado: mais de 50% dos universitários não concluem o curso que começam (Inep/MEC). Além disso, as rápidas mudanças no mercado de trabalho tornam a escolha da profissão e os planos de carreira cada vez mais desafiadores. Mas, como ajudar os alunos a escolherem os itinerários? Será o Projeto de Vida a maneira de ajudá-los a escolher a profissão?
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O papel do Projeto de Vida
Imagine-se no lugar de um adolescente de 15 anos que está, agora, iniciando o Ensino Médio. O mundo do trabalho é ainda algo muito distante, algo que a maioria vai começar a vivenciar daqui a 5 ou 10 anos. Ou seja, até lá, muita coisa vai mudar sobre a maioria das profissões, porém, quem mais vai mudar será o próprio adolescente.
É importante compreender a fase da adolescência como um momento de grandes transformações físicas, sociais e psicológicas. Portanto, antes de refletir sobre profissão ou planos de futuro, é preciso ajudar o aluno em seu processo de autodescoberta e construção do “quem eu sou”.
O papel principal do Projeto de Vida é apoiar o adolescente na formação de sua identidade. A identidade é um conjunto de características de um indivíduo como valores, crenças, potencialidades e vínculos sociais, que permite a compreensão de sua individualidade (Erik Erikson).
Identidade Protagonista
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Pense na imagem de um adolescente que você acredita que está preparado para buscar seus objetivos de vida. Quais comportamentos ou atitudes ele possui? E nós, como educadores, que caráter queremos ajudar a formar nas novas gerações?
A partir de estudos sobre Autonomia Moral (Piaget), Protagonismo Juvenil (Costa) e Autodeterminação (Deci), surge o conceito da Identidade Protagonista. A proposta é que o adolescente aprenda a enfrentar desafios reais através de ações coletivas em prol do bem comum, contribuindo para formar jovens autônomos, solidários e produtivos. Desta forma, o Projeto de Vida passa a ser, na escola, um programa estruturado que permite ao adolescente:
- reconhecer seus potenciais;
- compreender seus limites pessoais;
- cultivar interesses e motivações;
- desenvolver habilidades de relacionamento e tomada de decisão;
- valorizar sua autoimagem;
- incorporar valores morais.
Leia mais: E-book sobre Identidade na Adolescência
Pilar central do Projeto Pedagógico
O Projeto de Vida é um pilar central do projeto pedagógico da escola do Século XXI. Muito mais que escolher profissão, a ideia central é estimular, em cada aluno, o desejo de enfrentar desafios e descobrir o mundo de possibilidades que existem dentro de si mesmos.
A escola é o espaço ideal para promover experiências significativas que vão influenciar positivamente na sua formação pessoal, social e profissional. Trata-se do item curricular com o poder de integrar toda jornada de aprendizado do adolescente. E isso acontece quando a escola prioriza o desenvolvimento das habilidades e competências que vão prepará-los para enfrentar os desafios de um mundo em transformação acelerada.
(Artigo publicado originalmente na Revista BIS do Sinepe/MG – edição de Abril de 2022)
Leia mais: E-book sobre Projeto de Vida na Escola