Narrativa de Vida 

Narrativa de Vida 

 Metodologia inovadora de Projeto de Vida na escola

Descubra como utilizar a Narrativa de Vida® como uma ferramenta pedagógica para o trabalho de Projeto de Vida na escola.

Menu

O que é Narrativa de Vida?

A Narrativa de Vida é um relato sobre a vida de uma pessoa. Essa história destaca acontecimentos, ideias, sentimentos ou informações que ajudam a caracterizar quem é e como vive esse protagonista. 

A narrativa pode ser desenvolvida a partir de um relato oral ou escrito, sequência de imagens, áudios ou vídeos.

Conheça o livro: Metodologia da Narrativa de Vida

narrativa-de-vida-livro

Estudos sobre Narrativa e História de Vida

Historiadores, antropólogos e cientistas sociais já utilizam a narrativa de vida como ferramenta de pesquisa e análise de fatos históricos ou comportamentos sociais. 

Escritores aplicam a narrativa de vida para criar biografias e, na psicologia, é aplicada como uma técnica de terapia. 

Agora, a grande inovação é utilizar a Narrativa de Vida como ferramenta pedagógica de Projeto de Vida e Educação Socioemocional

Metodologia de Projeto de Vida 

Projeto de Vida é sobre transformar autoconhecimento, regulação emocional e planos para o futuro em uma rica história que conecta passado, presente e futuro do adolescente. 

Ou seja, a Narrativa de Vida como metodologia de Projeto de Vida oferece uma jornada de autoconhecimento em busca do “Quem eu sou?”, “Quem eu quero Ser?” e “Qual é o meu papel no mundo?”.

Leia mais: Projeto de Vida na escola (Guia completo)

Identidade Protagonista

Muito mais que uma simples história! A proposta é apoiar o adolescente na construção da sua identidade como um agente de transformação social.

O aluno é convidado a vivenciar experiências como protagonista de ações nos espaços onde está inserido. O objetivo é despertar o uso de suas habilidades em prol do bem comum. 

Em casa, na escola ou na comunidade, o adolescente passa a se enxergar como alguém capaz de enfrentar desafios, ajudar em tarefas e assumir responsabilidades condizentes com os limites da sua idade.

Leia mais: Protagonismo Juvenil na escola 

Expressar emoções e ideias

A Narrativa de Vida estimula o adolescente a expressar suas ideias e emoções. Ao praticar o falar sobre si mesmo, o aluno também aprende a cultivar a sua rede de apoio. 

O exercício do diálogo e das relações de parceria valorizam o senso de pertencimento e estimulam a cooperação, empatia e solidariedade. 

pai-e-filho-rede--de-apoio

Livro sobre a metodologia

O livro Narrativa de Vida apresenta um trabalho inédito de pesquisa e desenvolvimento envolvendo milhares de adolescentes em todo Brasil.

A obra apresenta uma metodologia inovadora que apoia o trabalho de Projeto de Vida e Educação Socioemocional. 

Compre o livro: Metodologia da Narrativa de Vida

Importante: A Narrativa de Vida® é uma metodologia criada pela KUAU, que possui registro no INPI para uso exclusivo no mercado de educação. 

Inscreva-se em nossa newsletter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.