Projeto de vida no Ensino Médio (2022) – GUIA PRÁTICO

Projeto de vida no Ensino Médio:

Como ajudar os alunos a fazerem escolhas assertivas?

O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio tem o objetivo de ajudar o estudante a fazer escolhas. E o desafio das escolas é oferecer itinerários formativos conforme os interesses e planos de futuro de seus alunos.

Portanto, a pergunta que você deve se fazer é: nossos alunos estão preparados para fazer escolhas? Como podemos ajudá-los nesse momento?  

Neste post, você terá um guia para transformar o Projeto de Vida na peça central do Novo Ensino Médio. Em cada tópico, haverá importantes reflexões e dicas práticas.

“Aprender a fazer escolhas conforme suas motivações e planos de futuro.”

Encontre respostas para as seguintes dúvidas:

O que é o Projeto de Vida no Ensino Médio?

Quais os objetivos do Projeto de Vida?

Como integrar o Projeto de Vida e os itinerários formativos?

Como ajudar os alunos a fazer escolhas?

Como avaliar o Projeto de Vida?

O que é o Projeto de Vida no Ensino Médio?

O Projeto de Vida é uma atividade pedagógica obrigatória no currículo do Ensino Médio. O objetivo é proporcionar autoconhecimento e orientação para que o estudante direcione seus estudos por áreas de conhecimento conforme o seu Projeto de Vida. Ou seja, apoiar a escolha dos itinerários formativos.

Dessa forma, a escola deve realizar as atividades de Projeto de Vida em todas as séries do Ensino Médio. O formato que está ganhando mais adesão nas escolas é a disciplina de Projeto de Vida com aulas semanais. 

Existem, porém, outros formatos possíveis para trabalhar o Projeto de Vida na Escola: 

Aulas semanais ou quinzenais

Formato de disciplina com uma ou duas aulas por semana é o que mais ganha adesão nas escolas. Outra opção é realizar as atividades a cada quinzena com dois horários de aulas seguidos.

Ensino Híbrido

A escola pode organizar o trabalho de Projeto de Vida através do ensino híbrido. O importante é mesclar atividades presenciais em grupo com atividades individuais extraclasse. A sugestão é utilizar uma plataforma digital que facilite a gestão do programa.

Oficinas e Projetos

Momentos “mão na massa”, ou seja, os alunos praticam o protagonismo através do desenvolvimento de ações sociais, voluntariado, clubes ou grupos de interesse. Trata-se de um formato complementar que deve estar integrado a um programa de Projeto de Vida.

Mentoria 

Encontros individuais ou em pequenos grupos de alunos com orientadores educacionais ou mentores ((psicólogos ou coaches). A mentoria é um formato complementar importante para acompanhar o desenvolvimento individual dos alunos.

Objetivos do Projeto de Vida

O desafio do Novo Ensino Médio é oferecer itinerários e eletivas considerando o Projeto de Vida dos alunos. Portanto, o objetivo é dar ao estudante a opção de direcionar seus estudos conforme seus interesses, habilidades e planos de futuro. 

Outro importante objetivo é desenvolver as competências socioemocionais (soft skills) que serão fundamentais na preparação para a vida pessoal e profissional. 

“O desafio é oferecer itinerários e eletivas considerando o projeto de vida dos alunos.”

Como integrar o Projeto de Vida e os itinerários formativos?

Os itinerários vão oferecer aos alunos, disciplinas, projetos interdisciplinares, oficinas, núcleos de estudo, entre outras atividades em diferentes áreas de conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Formação Técnica e Profissional.

Desta forma, o aluno terá a chance de acumular experiências e aprendizados que podem aproximá-lo de seus objetivos de vida. Mas como o aluno vai definir seus objetivos de vida? Os Itinerários são suficientes para apoiar suas escolhas?

O Projeto de Vida tem o papel de ajudar o aluno a ampliar o seu autoconhecimento e repertório de vida. Por isso, é uma atividade que deve acompanhar o aluno por todo o Ensino Médio e também durante o Ensino Fundamental.

“O aluno está apto para escolher quando se enxerga como protagonista de sua vida.”

Como o Projeto de Vida ajuda os alunos a fazerem escolhas?

O caminho para realização de escolhas assertivas depende de um processo de autoconhecimento e autorresponsabilização

Para isso, existem técnicas como a Orientação Profissional, para ajudar a exercer uma escolha que não é mais restrita à profissão. O Projeto de Vida é uma construção muito mais ampla que envolve as dimensões pessoal, social e profissional.

Leia mais: Orientação Profissional na Escola

Pessoal

A dimensão pessoal é a dimensão que envolve o autoconhecimento.

Neste eixo, o jovem determina seus próprios valores e o que é verdadeiramente importante para si. Além disso, é também esperado que o aluno compreenda melhor suas origens, como por exemplo a sua família.

Ainda se tratando da dimensão pessoal, o aluno reflete sobre coisas e características com as quais se identifica, suas competências, habilidades e desejos, ou seja, sua personalidade e identidade.

Conforme trabalha este eixo do seu projeto de vida, se conhecendo mais e entendendo melhor seus sentimentos e pensamentos, o jovem pode desenvolver sua autoestima e auto aceitação, duas coisas essenciais para sua evolução e crescimento pessoal.

Social

Na dimensão social do projeto de vida, o aluno passa a reconhecer e analisar o seu papel no mundo, suas relações com as outras pessoas tanto próximas em seu convívio, quanto como parte da sociedade em geral.

Essa dimensão tem como propósito preparar alunos para uma consciência mais cidadã, ética e empática.

É importante destacar que atividades em grupo são muito propícias para o desenvolvimento destas qualidades, uma vez que se pode explorar situações que exijam ações cooperativas em prol de um bem comum.

Profissional

O mercado está em constante transformação e a ideia de que sua escolha profissional é baseada em uma vocação específica já está mais do que ultrapassada.

Este eixo do projeto de vida trata do preparo dos jovens para a inserção no mercado de trabalho que, em constante mutação, exige cada vez mais uma mentalidade criativa e produtiva de seus trabalhadores, e é exatamente isso que se é desenvolvido: empreendedorismo, flexibilidade e resiliência.

Portanto, antes de escolher uma profissão, o adolescente precisa descobrir primeiro o “quem eu sou?”. Dessa forma, as atividades de Projeto de Vida devem apoiar o aluno na construção da sua identidade.  

Identidade na adolescência

É na adolescência que acontece a crise de identidade. Agora, o aluno não é mais criança, mas também não é adulto. Então, surge a grande dúvida: “quem eu sou?”.

O papel do Projeto de Vida é ajudar o adolescente na descoberta de si mesmo, compreendendo as mudanças no seu corpo, no seu comportamento e na sua nova etapa de relação com o mundo. 

É nessa fase da vida que o aluno deve ser estimulado a refletir sobre sua transição para a vida adulta, iniciando então a formulação do “Quem eu quero ser?”.

Confira o e-book: Identidade na Adolescência

Autonomia Moral 

Assim, para realizar escolhas assertivas, o aluno precisa se sentir responsável por suas decisões. Desta forma, o Projeto de Vida deve estimular a construção da autonomia moral.

Autonomia é a capacidade do indivíduo agir com liberdade moral e intelectual. Essa capacidade precisa estar associada à sua identidade, ou seja, ele se enxerga como alguém com liberdade e responsabilidade

O indivíduo autônomo é capaz de viver em sociedade praticando o respeito, a justiça e a colaboração. Portanto, a autonomia vai estimular o sentido prático da ética e dos valores morais

Confira o e-book: Autonomia Moral

Motivação

A motivação é a capacidade de impor a si mesmo motivos para realizar uma ação. Podendo ser externa (necessidades), ou interna (satisfação).

Por meio do Projeto de Vida, o estudante mantém a motivação para cultivar seus interesses e objetivos. Além da reflexão sobre suas necessidades e satisfações, o aluno compreende a importância da dedicação e persistência para alcançar suas ambições e objetivos de vida. 

Confira o e-book: Motivação na escola

“O aluno aprende a realizar a sua História de Vida”

Como avaliar o Projeto de Vida?

Uma forma inovadora de avaliar o desempenho das aulas de Projeto de Vida é acompanhar o desenvolvimento dos alunos a partir da construção de sua Narrativa de Vida através do uso do Diário de Bordo.

Narrativa de vida

O Projeto de Vida vai ajudar o aluno a construir a sua história de vida. É através da sua narrativa que o adolescente consegue conectar e dar significado às suas reflexões, experiências e aprendizados.

Portanto, o objetivo da atividade de Projeto de Vida é ajudar o aluno a se sentir protagonista de sua história. O aluno aprende a expressar seus interesses, motivações e objetivos. Também se torna mais disposto a conversar sobre suas dúvidas e emoções.

Desse modo, a narrativa se transforma na prática, em um livro autobiográfico que conecta o passado, presente e futuro de cada aluno. Em suma, um registro que ajuda a materializar o resultado da construção de sua identidade protagonista. 

Diário de Bordo

Tão importante quanto a narrativa de vida, o Diário de Bordo é uma ferramenta que permite ao aluno praticar a autorregulação das emoções

Ao passo em que as atividades de Projeto de Vida acontecem, o aluno utiliza o Diário de Bordo para manter um registro estruturado com suas ideias e sentimentos. Com a prática regular dessa atividade de registro, o aluno aprende a identificar e significar suas emoções. 

Portanto, com o Diário de Bordo, a escola também consegue uma forma estruturada de avaliar o desenvolvimento da Inteligência Emocional de cada aluno. 

Programa Completo de Projeto de Vida

Venha descobrir como sua escola pode trabalhar com um programa personalizado de Projeto de Vida e Aprendizagem Socioemocional da KUAU.  

Tenha acesso a uma biblioteca digital com milhares de atividades, aulas prontas e recursos pedagógicos inovadores adaptados às necessidades da sua escola. 

Nossa equipe de especialistas vai acompanhar a equipe pedagógica da sua escola em cada etapa de planejamento, desenvolvimento e avaliação de resultados.

 Diferenciais do Programa da KUAU

  • Digital e Inovador;
  • Personalizado;
  • Completo: Projeto de Vida + Socioemocional + Orientação Profissional;
  • Metodologia exclusiva de Narrativa de Vida;

Mais completo e aprofundado

  • Identidade, Autonomia Moral e Motivação;
  • 17 habilidades e competências socioemocionais;
  • 6 virtudes e 24 forças de caráter;
  • Plataforma digital gamificada;
  • História de Vida em formato de livro digital;
  • Personalização de conteúdos e planos de aulas;
  • Biblioteca com milhares de atividades e aulas;
  • Diário de Bordo e Orientação Profissional (app);
  • 1.500 vídeos com depoimentos de jovens e profissionais;
  • Relatórios de gestão socioemocional.

Leia também: Projeto de vida no Ensino Fundamental

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9 comments

  1. Maria Rita PassosPereira

    Gostei muito ,pois estou ingressando numa escola integral com 630 estudantes é um desafio, mas com certeza será muito gratificante .

  2. Deusa Maria Paraense de Azevedo

    Boa tarde! Preciso de livro (s) ou apostilas que me orientem ao projeto de vida.Trabalho numa escola de ensino.medio e ainda não tenho.um.norte para iniciar o projeto.

    1. Clara Azambuja

      Olá!
      Dentro de cada artigo em nosso blog você encontra uma indicação para um material sobre projeto de vida e socioemocional. Você pode clicar no pop-up do blog também e encontrar diversos materiais. Um abraço!

  3. Claudia Regina da Silva Guise

    Gostaria de saber se há alguma possibilidade de convidar alguém para um encontro de formação com nossos professores do novo ensino médio.

    1. Clara Azambuja

      Olá Claudia!
      Atualmente oferecemos formação para nossos parceiros e afins. Você pode entrar em contato pelo site kuau.com.br e agendar uma conversa, ou participar da Jornada KUAU em nossos eventos presenciais ou online e tirar todas as suas dúvidas sobre socioemocional, projeto de vida e formação de professores.

    1. Clara Azambuja

      Todo o conteúdo acessível no blog ou por e-books é gratuito. Já a plataforma e a implementação do programa de projeto de vida em sua escola tem um custo.

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