Orientação Profissional na escola

Para além de testes – maturidade vocacional, frustração profissional e qual o papel da escola nesse processo

Por Viviane Pires – psicóloga na Kuau.

Vamos compartilhar informações sobre como promover a Orientação Profissional na sua escola de acordo com a BNCC, auxiliando seus alunos, de forma estruturada e responsável, na escolha de uma profissão.

“Orientação Profissional (OP) é uma poderosa ferramenta para a escola ter alunos mais engajados nos estudos e preparados para os desafios do mundo do trabalho. A escola deve trabalhar a autoconfiança e comprometimento de cada aluno com os estudos, mostrando essa influência na conquista dos seus objetivos de vida”

O que é Orientação Profissional?

No Brasil, a Orientação Profissional tem forte influência da Psicometria (área da Psicologia que analisa estatisticamente os fenômenos mentais), utilizando testes psicológicos e aconselhamento para diagnóstico das tendências vocacionais e aptidões dos indivíduos.

”A Orientação Profissional (OP) implica em um processo de estímulo ao autoconhecimento e orientação para escolhas conscientes, responsáveis e autônomas na definição de sua carreira”

A Orientação Profissional enquanto processo, permite que o indivíduo desenvolva o autoconhecimento através da reflexão sobre sua subjetividade, suas relações sociais e interesses, estabelecendo vínculo com o mundo do trabalho. Com tantas possibilidades, a OP se torna necessária no detalhamento das informações e alinhamento das habilidades, interesses e características do sujeito com a realidade cultural e profissional.

Teste vocacional e Orientação Profissional: qual a diferença?

O termo Orientação Vocacional foi utilizado durante muitos anos pela Psicologia para a orientação dada aos jovens no encontro de uma profissão. Porém, com o passar do tempo, a ciência e os profissionais da área atribuíram críticas ao termo “vocacional”, pois fazia referência à uma certa vocação inata do indivíduo. Dessa forma, o termo Vocacional, foi substituído pelo termo Profissional, já que a escolha da profissão não é uma descoberta e sim uma construção.

Mas o que é Teste Vocacional?

É um conjunto de testes psicológicos que busca identificar uma série de características da personalidade do indivíduo, cujo o objetivo é analisar as aptidões e preferências de uma pessoa e direcioná-la para uma área profissional que se encaixe com o seu perfil. Geralmente, os testes vocacionais são utilizados como ferramentas complementares no acompanhamento do cliente por psicólogos que trabalham com a Orientação Profissional na área clínica.

Sobre os testes online encontrados na internet, NÃO são os testes utilizados pelos psicólogos no contexto clínico, visto que somente esses profissionais possuem acesso a eles. Além disso, os testes disponíveis na internet não possuem propriedade para auxiliar uma pessoa em sua escolha pois seus resultados não dizem muito sobre o trajeto a ser seguido, escolhas, dúvidas e incertezas dos jovens. Embora algumas pessoas possam demonstrar maior facilidade para dominar certas habilidades, sabemos que a maior parte de suas competências são apreendidas em seu processo de socialização.

“Não nascemos inclinados para exercer uma ou outra profissão, mas os vários aspectos que compõem a nossa história de vida é que influenciam nossas escolhas para o mundo profissional.”

Para realizar a OP adequadamente, é necessário um profissional qualificado (psicólogo, orientador profissional ou até mesmo um professor, no caso da escola). Essa orientação pode ser realizada na adolescência ou em qualquer fase da vida adulta – quando o sujeito sentir-se perdido sobre os rumos profissionais que gostaria de seguir.

Abandono da faculdade

Estudos mostram que a Geração Z está chegando à universidade e ao mundo do trabalho mais dependentes e com dificuldade de tomar decisões, refletindo em profissionais frustrados e infelizes, contribuindo para o aumento da evasão no Ensino Superior e crescente demanda por re-orientação profissional para quem já se encontra no mercado de trabalho.

Existem alguns aspectos que contribuem para falhas na tomada de decisão em relação ao curso, sendo a falta de orientação profissional o principal. Em alguns casos, o aluno ingressa no curso sem conhecer a profissão e se desestimula quando nota que a carreira não lhe proporcionaria satisfação. 

Muitos jovens ingressam na faculdade por conta da pressão social e familiar, optando, muitas vezes, por cursos tradicionais – em nome da ”garantia do sucesso” em uma profissão consagrada. Muitos pais ainda pressionam ou impõem a seus filhos um Projeto de Vida que não tem relação nenhuma com as expectativas, habilidades e interesses desses jovens. Isso aumenta a evasão no Ensino Superior pelo fato do curso não ser uma escolha efetiva e responsável do próprio aluno.

Gráfico mostra trajetória dos alunos que ingressaram na faculdade em 2010 - mais da metade desistiu do curso (até 2017)
Mais da metade dos alunos que ingressaram na faculdade em 2010 desistiram do curso. Muitos deles pela falta de Orientação Profissional.

Infeliz no trabalho

Uma pesquisa realizada em 21 estados brasileiros no ano de 2018 pelo consultor de carreira Fredy Machado, concluiu que cerca de 90% dos brasileiros são infelizes em seus trabalhos, 36,5% dos trabalhadores entrevistados estão infelizes com o seu ofício e 64,2% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até o final do ano de 2020 a depressão será a segunda principal causa mundial de afastamento de profissionais. No ano de 2016, a Previdência Social registrou afastamento de 75,3 mil trabalhadores por causa de quadros depressivos, sendo 37,8% do total de licenças por distúrbios psíquicos, desenvolvidos pela insatisfação profissional que engloba vários fatores como falta de autonomia, impossibilidade de crescimento e frustração pela profissão.

Maturidade Vocacional  e competências

A Maturidade Vocacional é capacidade de utilizar o conhecimento sobre as profissões associado às suas experiências de vida para subsidiar decisões em relação a profissão. Nessa situação o jovem consegue se imaginar na profissão, se sensibilizar em relação aos problemas tratados por ela, relacionar o papel profissional aos seus interesses e traduzir o mundo do trabalho em função de suas capacidades e aspirações.

Evento da Kuau explica a importância da Maturidade Vocacional e as oportunidades que a escola tem ao trabalhar com a Orientação Profissional.

A partir do momento que o adolescente tem acesso a uma orientação estruturada na escola e nos espaços os quais ocupa, ele passa a ter informações necessárias para desenvolver competências e conhecimentos fundamentais para maturidade vocacional:

Para o adolescente é importante definir seu futuro, seus passos, o que vai seguir, visto que, ele está em uma fase que precisa se comprometer e ter responsabilidades, desenvolver mais autocontrole, buscar autonomia emocional, ter autoconfiança e traçar seus interesses.

BNCC e a Orientação Profissional

Segundo o Ministério da Educação (MEC), para a formação integral do aluno, a Orientação Profissional deve ser um dos objetivos da escola, tendo como responsáveis pela condução desse trabalho Orientadores Educacionais, Psicólogos e Professores.

Imagem que mostra o ícone da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatiza a necessidade e a importância da OP no contexto escolar, permeado pelo desenvolvimento de competências socioemocionais e por duas das dez competências gerais. O objetivo desse trabalho é:

“Valorização e apropriação de conhecimentos e experiências para entendimento do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu Projeto de Vida com autonomia, criticidade e responsabilidade, identificando seus interesses e habilidades”

Em um cenário configurado pelo desaparecimento de postos de trabalho, surgimento de novas ocupações e inúmeros desafios complexos, é fundamental ajudar os alunos a construir seu Projeto de Vida e desenvolver competências para o futuro.

Práticas de Orientação Profissional na escola

Na escola, a Orientação Profissional é uma ferramenta essencial para a formação integral do aluno. No entanto, ela deve ser ampliada para atividades práticas nas quais os estudantes vivenciam suas possibilidades de escolha, profissões e mundo do trabalho. Esses momentos objetivam envolver o aluno em seu autoconhecimento de forma aprofundada. Seguem alguns exemplos do que sua escola pode promover.

  • Feira de profissões – envolve os alunos em um só espaço para conhecer algumas profissões e, se possível, ter práticas com universitários.
  • Palestras com profissionais – depoimento de profissionais do mercado com carreiras consolidadas para falar amplamente sobre o caminho a ser percorrido.
  • Visitas técnicas – os alunos tem contato com o mundo real das profissões, estimulando a o autoconhecimento a partir do entendimento sobre escolhas e curiosidades.
  • Exposições de profissões – organizada pelos próprios alunos com apoio dos educadores, desenvolve a autonomia, liderança, autoconfiança e autoconhecimento, através da prática e condução de projeto colaborativo.
  • Competências socioemocionais – o desenvolvimento delas implica na capacidade de planejamento (autonomia e autoavaliação), comportamento exploratório, tomada de decisão e orientação para a realidade.
  • Ferramentas digitais – a utilização de recursos digitais lúdicos relacionados à escolha profissional respeitam o momento de escolha do aluno já que ele pode acessar em casa, envolvendo seus familiares no processo.
Aplicativo de Orientação Profissional melhor que teste vocacional, segundo alunos impactados por seu uso.

Plataforma de Orientação Profissional 

A Kuau é uma startup de educação que criou uma plataforma de Projeto de Vida e Orientação Profissional, para auxiliar a escola. O acesso digital ao mundo das profissões pelo aluno reforça o autoconhecimento e comprometimento com suas escolhas pessoais.

Além disso, o aplicativo da Kuau é uma fonte de inspiração baseada no relato de pessoas reais que apresentam em detalhes o curso, a rotina na faculdade, o mercado de trabalho e os desafios da carreira em diversas profissões.

Interface de aplicativo da Kuau com vídeo sobre profissões
Interface de aplicativo da Kuau com vídeo sobre profissões

Apelidada de Netflix das Profissões, sua metodologia é única no mundo baseada em vídeos de curta duração (microlearning) com depoimentos de universitários, recém formados e profissionais experientes. Enquanto assiste aos vídeos, o aluno desenvolve o autoconhecimento e consolida a escolha através do termômetro de afinidade.

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banner animado que mostra sobre o Projeto de Vida na escola e suas 3 dimensões, na abordagem da KUAU: Quem eu sou, Quem eu quero ser e Qual o meu papel no mundo

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