Itinerário Formativo: Como ajudar o aluno a escolher

Itinerário Formativo do Ensino Médio

Como a escola pode orientar o aluno na escolha do itinerário

A proposta do Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio vai exigir que cada aluno escolha o que deseja priorizar em seus estudos considerando o seu Projeto de Vida.    

Neste post, você vai descobrir como auxiliar os alunos no momento da escolha do itinerário do novo Ensino Médio, garantindo uma tomada de decisão responsável e assertiva.

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O que é o Itinerário Formativo?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, trabalhos e oficinas que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio para aprofundar seus conhecimentos e se preparar para a continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho.    

A intenção desse novo modelo é que os alunos escolham seus itinerários formativos de acordo com as áreas de seu interesse e seu Projeto de Vida.    

Os itinerários formativos são a principal mudança no Novo Ensino Médio. Eles são ofertados em cinco unidades curriculares, ou seja, cinco áreas de conhecimento:

  • Matemáticas; 
  • Linguagens;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas e Sociais e 
  • Formação técnica e profissional.

Lembrando que as instituições de ensino terão autonomia para decidir quais itinerários formativos irão ofertar, considerando o interesse e necessidade dos alunos e educadores.

Qual é o objetivo dos itinerários formativos?

Vivenciando seu itinerário formativo, os alunos definem seus objetivos nos âmbitos pessoal, profissional e social, garantindo uma formação integral. Ao mesmo tempo, fortalecem seu protagonismo, uma vez que os próprios estudantes escolhem as áreas de conhecimento em que desejam se aprofundar. 

Com estas possibilidades, o interesse dos estudantes em estudar tende a aumentar e contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem.

No entanto, é preciso levar em consideração que a proposta também implica em antecipar um processo de escolha envolvendo planos para o futuro, o que antes acontecia apenas ao final do Ensino Médio com a escolha da faculdade ou profissão.    

Mas, qual será o desafio de antecipar esta escolha?

Maturidade para fazer escolhas

O aluno, ao concentrar os estudos em uma área de conhecimento ainda dentro da escola, permite se especializar em conhecimentos que serão úteis na próxima etapa de sua vida, ou seja, em seus estudos na faculdade.

Porém, ao mesmo tempo em que promove positivamente a especialização, ter que fazer essa escolha em uma idade mais precoce exige responsabilidade e reflexão sobre objetivos de vida.

É preciso levar em consideração o nível de maturidade que o estudante possui dentro dos limites da sua idade, já que sua decisão deve ser tomada no final do Ensino Fundamental ou, em algumas escolas, no início do Ensino Médio.

A maturidade vocacional, ou seja, a capacidade de enfrentar tarefas de desenvolvimento relacionadas ao mundo do trabalho, é algo exigido pelo itinerário formativo.

No entanto, além de ser exigido, é algo que precisa ser trabalhado com os alunos com o intuito de que façam suas escolhas de itinerário com mais prudência, entendimento e de acordo com seus verdadeiros interesses.

Então, como é possível ajudar os alunos nesta escolha tão importante?

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Ações para ajudar os alunos a escolher

Esclarecer as regras

Uma das dificuldades que os estudantes podem ter ao fazer sua escolha é o receio de não se identificar com o itinerário que optou.   

Por esta razão, é importante que seja explicitado aos alunos que eles têm a oportunidade de trocar de itinerário ao final de cada ano letivo, e que não sairão prejudicados por esta mudança em seu percurso acadêmico.   

Não apenas isso, mas que tenham também opções de escolha entre os componentes eletivos, como projetos, oficinas, vivências e aprendizagens de outras áreas de conhecimento para além do seu itinerário estabelecido.

Visão de médio e longo prazo

Outra questão que pode auxiliar na escolha do itinerário pelos estudantes é trabalhar a noção de objetivos a médio e longo prazo, reflexão sobre os caminhos a percorrer para atingir esses objetivos, e como o itinerário formativo se relaciona com isso tudo.   

Trabalhar o processo de autoconhecimento através do Projeto de Vida é fundamental para que os alunos encontrem essa noção de sentido e propósito.

Autonomia, responsabilidades e prioridades

Como dito anteriormente, os itinerários formativos implicam de forma inevitável em uma especialização em determinadas áreas de conhecimento em detrimento de outras.   

Portanto, é importante auxiliar o estudante para que este tenha ciência da importância de sua escolha, de como essa decisão não influencia somente no seu presente imediato, mas no seu futuro também.    

Nesse aspecto, dedicar um diálogo a respeito tanto da autonomia necessária para fazer uma escolha consciente, quanto da responsabilidade devida para arcar com consequências dela, é uma abordagem fundamental para apoiar o aluno.

Projeto de Vida

Um fator primordial para orientar o estudante neste momento é desenvolver com ele o projeto de vida.    

O objetivo é que o estudante faça uma escolha de itinerário formativo de maneira assertiva, embasada em suas aptidões e interesses.  

O Projeto de Vida também tem como finalidade aproximar os jovens da realidade do mundo do trabalho, transformando-os em sujeitos críticos, autônomos e responsáveis.  

Logo, se o estudante tiver a oportunidade de começar a desenvolver seu Projeto de Vida a partir do Ensino Fundamental, terá a capacidade de tomar uma decisão mais consciente.

Leia mais: Projeto de Vida no Ensino Fundamental

Atividades práticas com Metodologias Ativas

A KUAU possui um programa de Projeto de Vida especializado para atender as demandas do Ensino Médio e Ensino Fundamental. O programa tem o propósito de ajudar o aluno a refletir sobre seus desejos e objetivos de vida.

Somando-se a isso, a solução de Projeto de Vida da KUAU também promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para apoiar o processo de formação da identidade na adolescência.    

Se sua escola deseja implementar um programa completo de Projeto de Vida, com atividades práticas baseadas em metodologias ativas, venha descobrir como podemos personalizar uma solução com a “cara e o jeito” da sua escola.

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