Projeto de Vida na Escola
Como desenvolver, o que diz a BNCC, desafios e práticas na educação
Tudo que você precisa saber: o que é Projeto de Vida na Escola, O que diz a BNCC, exemplos práticos, materiais para o Ensino Médio e Ensino Fundamental.
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – apresenta o Projeto de Vida na Escola como um pilar pedagógico fundamental para trabalhar o socioemocional e as competências do Século XXI, garantindo a preparação do aluno para a vida adulta e o mundo do trabalho.
Menu
Educação em tempos líquidos
O modelo tradicional de escola, centrado apenas na apreensão e uniformidade de conteúdos, não atende à necessidade da aprendizagem por competências, na visão da educação integral.
O projeto escolar precisa fazer refletir sobre o sentido e significado da vida e apoiar a construção da identidade. É preciso ampliar a compreensão sobre o valor das relações humanas e estimular a visão otimista sobre o futuro.
A escola está diante do grande desafio de preparar os estudantes para um mundo imprevisível e volátil.
Em tempos líquidos, conforme define o filósofo Zygmunt Bauman, nada é feito para durar ou para ser “sólido”. Se as mudanças são aceleradas, como é possível planejar o futuro?
O que é Projeto de Vida?
O Projeto de Vida na escola ajuda o aluno a construir o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”.
Através de um processo bem estruturado, unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos.
Projetar a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo.
Esse processo acontece através do autoconhecimento e do exercício de projetar o futuro. O aluno é estimulado a refletir sobre seus sonhos e ambições, e aprende a transformá-los em estratégias e metas.
Então, não se trata de definir cada passo do seu futuro, mas desenvolver a habilidade de projetá-lo, através da valorização das experiências e dos sonhos do indivíduo.
O foco está no processo – ampliação de repertório, refletir sobre si e planejar – e não necessariamente no resultado. Esse esclarecimento é bastante importante, pois considera:
- o mundo em constantes e cada vez mais aceleradas transformações;
- níveis distintos de amadurecimento entre adolescentes e jovens.
Dito isso, percebemos que o Projeto de Vida conjuga várias áreas do conhecimento e, no campo da Psicologia e da orientação profissional, ganha espaço com o conceito do Life Design (Design de Vida, em português).
Seu foco está em como as pessoas vão construir suas vidas através do equilíbrio entre trabalho e outros campos da vida.
Leiam também:
Educação Infantil deve priorizar as emoções primárias
Como trabalhar o socioemocional no Ensino Fundamental
Socioemocional e Protagonismo Juvenil no Ensino Fundamental II
Protagonismo Juvenil
O protagonismo juvenil está intrinsecamente ligado ao Projeto de Vida. O termo “protagonismo” refere-se à ideia de “ator principal”, o agente da ação.
Quando falamos em protagonismo juvenil, o objetivo é a construção da autonomia do adolescente através do estímulo à sua participação criativa e solidária no enfrentamento de problemas reais.
Afinal, um aluno só terá condições de formular seu Projeto de Vida quando perceber-se enquanto alguém capaz de realizações e pensamentos próprios.
“O protagonismo juvenil estimula o desenvolvimento da responsabilidade, solidariedade e visão otimista sobre o futuro”.
Trata-se de uma postura pedagógica contrária a qualquer tipo de paternalismo ou doutrinação. Também não é sobre direcionar totalmente a responsabilidade do que ocorreu ou deixou de ocorrer aos alunos.
O protagonismo juvenil pressupõe e exige do educador a mediação da relação do adolescente consigo mesmo, com outros adolescentes e com a situação sobre a qual ele atua.
Desta forma, os adolescentes mobilizam valores e competências como forma de participação no mundo. Confrontados com situações da vida real, os alunos colocam em tensão seus interesses, criatividade e a construção de múltiplas competências socioemocionais.
O que diz a BNCC?
O objetivo do Projeto de Vida é definido na BNCC como: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.
Além da competência específica, a BNCC reconhece, em diversas partes de seu texto original, a importância do desenvolvimento humano global, estabelecendo algumas premissas a serem observadas pelos educadores e que estão diretamente alinhadas à construção do Projeto de Vida pessoal dos discentes:
- complexidade e não linearidade da formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos;
- ruptura com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual ou a afetiva;
- educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento, em suas singularidades e diversidades.
Como trabalhar o Projeto de Vida na escola?
O Projeto de Vida como uma atividade estruturada na escola permite desenvolver a capacidade de formular uma sofisticada e elaborada narrativa sobre si, sobre os planos para o futuro e sobre o seu papel no mundo, contribuindo para a formação de um indivíduo solidário e protagonista da sua própria história.
”Encontro do jovem consigo mesmo, trabalhando positivamente sua identidade, autoestima, autocuidado e autodeterminação, a partir de seus interesses e potencialidades”.
A escola é o ambiente ideal para promover essa reflexão ampliada da vida, conduzindo o aluno ao encontro de seu potencial através de uma jornada de aprendizagem lúdica e significativa, capaz de integrar as diferentes dimensões além da cognitiva.
Ensino Fundamental
Nos anos finais do Fundamental, na fase da puberdade, começa a passar pela cabeça dos alunos muitas dúvidas, inseguranças e incertezas.
Segundo a Psicologia do Desenvolvimento, esse é um estágio importante, em que o adolescente passa a ter maior compreensão sobre sua identidade e as mudanças conflitantes sofridas por familiares e comunidade.
Fragilidades e potencialidades afloram neste período em que o adolescente tende a buscar autonomia, liberdade, prazer e status.
Portanto, essa fase é terreno fértil para o trabalho com o Projeto de Vida, fundamentado pelo estímulo ao Protagonismo Juvenil.
Na prática, o aluno desenvolverá sua capacidade de diálogo, argumentação e colaboração de forma propositiva, contribuindo com o objetivo da escola de formar o cidadão do século XXI: alguém que assume a responsabilidade por iniciativas que contribuem ativamente na redução das desigualdades e exclusão social.
Leia mais : Projeto de Vida no Ensino Fundamental
Ensino Médio
Além de todos os demais benefícios, os estudantes desta etapa veem no Projeto de Vida uma oportunidade introspectiva de refletir sobre suas expectativas e planos para o futuro, com o campo da orientação profissional mais presente.
Com um maior nível de maturidade, o trabalho com o Projeto de Vida traz sentido e significado para a vida escolar, os alunos começam a relacionar seu progresso acadêmico com sua realização pessoal e percebem serem capazes de realizar seus sonhos por meio das vivências e aprendizagens adquiridas na escola.
Leias mais: Projeto de Vida no Ensino Médio – GUIA PRÁTICO
Desafio para os educadores
Algumas propostas pedagógicas podem trabalhar o Projeto de Vida com os alunos de forma periférica, ou seja, abordam algumas temáticas relacionadas isoladamente ou implicitamente.
Independente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral refere-se à construção intencional de processos educativos que superam a fragmentação disciplinar.
Esse é o grande desafio: estruturar o Projeto de Vida mantendo seu caráter flexível e relacionando-o às demais práticas pedagógicas já existentes na escola.
A princípio, pensa-se em atribuir essa competência às Linguagens ou Humanas, mas o Projeto de Vida é um elemento central, superando divisões do conhecimento. Afinal, trata-se de competência geral e direito de aprendizagem de todos os estudantes da educação básica.
Mas isso não significa que sua escola tem que criar uma disciplina específica, apesar de esta também ser uma abordagem válida.
O Projeto de Vida deve ser flexível ao contexto escolar, dentro de suas potencialidades e limitações.
Atividades e aulas que já são comumente desenvolvidas podem ser ressignificadas quando se tem o Projeto de Vida como estruturador.
Dessa maneira, pode-se aprofundar em aspectos demandados pelos jovens, relacionando-os com outras disciplinas. Essa estratégia de integração considera as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de se relacionar com o mundo.
‘’O desafio primário para os educadores é o de se apoderar dessa nova mentalidade. Para que qualquer abordagem pedagógica seja significativa, os professores precisam compreender o valor e aplicabilidade no cotidiano da escola e na vida do aluno.’’
Não há ‘’receita’’ de como trabalhar o Projeto de Vida na escola, existem metodologias mais e menos radicais, no sentido de reorganização da estrutura curricular.
Cabe à escola promover a compreensão dos conceitos e adaptá-los à sua realidade para o processo coletivo de descobertas e compartilhamento de práticas.
Uso de Metodologias Ativas
A partir de uma visão filosófica atualizada, o Projeto de Vida se caracteriza por espectro amplo – valorização pessoal, integração social e respeito às diferenças.
Como esse processo é subjetivo e pessoal, há uma necessidade de se aprender ativamente, com espaços para reflexão, discussão e compartilhamento para desenvolver competências específicas.
Competência é a mobilização de conhecimentos (conceitos e habilidades cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas, do exercício da cidadania e do trabalho.
Portanto, o trabalho com metodologias ativas é muito significativo para atividades, oficinas, aulas e dinâmicas de Projeto de Vida. Sua metodologia central é por meio da aprendizagem por projetos, que traz uma personalização e valoriza vivências.
Apesar da demanda na geração atual, aprender com a “mão na massa” não é algo novo. Desde o século 20, consagrados educadores vêm teorizando e praticando abordagens tidas hoje como inovadoras.
Para exemplificar, o filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey, o educador brasileiro Paulo Freire, o matemático e educador sul-africano Seymour Papert e a médica e pedagoga italiana Maria Montessori apontavam, cada um à sua maneira, que a educação não deveria se restringir à transmissão de saberes, mas valorizar a conexão dos conhecimentos com o cotidiano e criar espaços que promovem a descoberta de seus interesses.
Em uma sociedade plural, o Projeto de Vida se traduz em propostas diferentes, filosofias distintas, que podem ser alinhadas aos valores e missão da escola. O importante é trabalhar com valores fundamentais, de amplo consenso, sem se fechar em ideologias limitadoras.
As dimensões do Projeto de Vida
A implementação do Projeto de Vida é desafiadora e acontece de maneiras diferentes – seja por ações pontuais ou, idealmente, de forma estruturada no currículo.
A partir de estudos de aplicações do Projeto de Vida em diversos contextos, percebemos diferentes estratégias, que diferem entre si por meio de critérios como:
- velocidade de implementação;
- integração com conteúdos curriculares tradicionais;
- aluno no centro da aprendizagem.
Sua escola pode priorizar uma rápida implementação por meio de eventos de Projeto de Vida para educadores e pais/responsáveis (palestras, cursos de curta duração, oficinas).
Para os alunos, podem ser ministrados módulos em diferentes formatos (oficinas, atividades, disciplinas eletivas) sobre temas que consideram os quatro pilares da educação da UNESCO.
Pilares da UNESCO | Objetivo |
---|---|
Aprender a ser | Compreender-se, aceitar-se e buscar bem-estar. |
Aprender a conhecer | Aprender a aprender (metacognição). |
Aprender a fazer | Enfrentar desafios e trabalhar em equipe, gerenciando conflitos. |
Aprender a conviver | Perceber a interdependência das relações sociais. |
Cada módulo tem objetivos de aprendizagem diferentes, focados nas competências a serem desenvolvidas pelos alunos, perpassando suas dimensões identitária, produtiva e cidadã.
Esses módulos podem estar integrados aos conteúdos ‘’tradicionais’’, de forma sequencial e podem ser oferecidos de forma híbrida: online e presencialmente.
Outra forma pode ser a criação do ‘’tutor de Projeto de Vida’’ por turma, que discute estas temáticas ao longo do ano letivo.
Adicionalmente, uma transformação ainda mais profunda é a mentoria individual, em que um educador acompanha um estudante permanentemente durante um período específico.
O desafio é, do ponto de vista curricular, integrar o Projeto de Vida de forma transversal, personalizada e mensurável às competências socioemocionais e cognitivas.
Dicas para implementação
- Conhecer escolas que integraram o Projeto de Vida ao currículo;
- Refletir de forma colaborativa sobre o currículo ideal para a escola e, se possível, como implementá-lo a curto, médio e longo prazo;
- Promover a participação dos pais e responsáveis na elaboração do currículo e no suporte aos discentes;
- Nivelar o conhecimento da equipe escolar sobre: fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, metodologias ativas, Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida;
- Estimular a construção dos Projetos de Vida pessoais dos professores;
- Promover espaços contínuos de compartilhamento de boas práticas entre os professores e planejamento coletivo;
- Utilizar metodologias ativas incorporadas à tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem;
- Identificar professores com perfil de tutor, mentor;
- Integrar o desenvolvimento cognitivo às competências socioemocionais;
- Promover a inclusão da comunidade no cotidiano dos estudantes com parcerias e atividades além do território escolar.
Narrativa de Vida
Pensar não é somente “calcular” ou “argumentar”, mas é sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece. E são com as palavras que nomeamos o que somos, o que fazemos, o que pensamos e o que sentimos.
Através da forma como articulamos as palavras é que nos colocamos diante de nós mesmos, dos outros e do mundo. Portanto, não basta apenas refletir e elaborar planos, é preciso traduzir pensamentos e emoções em palavras e saber a melhor forma de comunicá-las.
O exercício de compartilhar sua história de vida, permite ao aluno um rico aprendizado a partir do feedback de pessoas que também poderão contribuir na realização desses planos.
A Narrativa de Vida a partir da atividade autobiográfica permite enriquecer o projeto pedagógico da escola, colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.
Além de permitir ao aluno aprofundar o autoconhecimento através do resgate da sua história de vida, permite repensar ou reafirmar crenças e valores, e a difusão dessa narrativa pode impulsionar mudanças nas relações com amigos e familiares.
“Aprender a falar sobre si mesmo, a escutar, a olhar nos olhos, a perceber a si mesmo e o outro”
Programa Projeto de vida completo e personalizado
A partir de trabalhos científicos e práticas educacionais relacionadas à Pedagogia da Presença, Protagonismo Juvenil, Projeto de Vida, Life Design e Psicologia Positiva, formulamos uma metodologia com o objetivo de oferecer aos educadores uma solução de Projeto de Vida.
A metodologia torna o Projeto de Vida um eixo central no currículo escolar do Fundamental II e do Ensino Médio, podendo ser aplicada como uma disciplina regular ou como conteúdo interdisciplinar.
A cada ciclo do programa, o aluno evolui seu Projeto de Vida através da jornada de aprendizagem, narrativa autobiográfica e exercício do feedback. A solução da Kuau inclui materiais e recursos didáticos que contam com:
- material do educador;
Planos de aula, ppt, dinâmicas, atividades sobre Projeto de Vida para encontros presenciais e que podem ser ministrados em aula, oficinas, eletivas, etc. Disponíveis em versão impressa ou online.
- aplicativo para alunos;
Com linguagem que dialoga com a juventude, possui vídeos que orientam a jornada digital de aprendizagem e estimulam o uso do Diário de Bordo, para o desenvolvimento socioemocional do aluno.
- plataforma de gestão escolar;
Permite aos educadores e gestão escolar, o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes para avaliação, mediação e intervenção.
Cláudia Gurgel
Boa tarde! Sou professora do Estado de São Paulo . Minha disciplina é Projeto de Vida e gostaria de adquirir este material para o 7º e 8º ano. Como faço?
Cláudia
Marina Damasceno
Olá Cláudia! Que bom que você se interessou <3
Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Você pode receber nosso material gratuito aqui: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Ans k. Backmann
Gostaria de receber o material divulgado, sou professora da rede estadual do RS, e estou lecionando disciplina de projeto de vida.
Marina Damasceno
Olá Ana!
Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Mas você pode entrar receber nossos materiais gratuitos em: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Deusa Aparecida Paixâo
Boa tarde!
Gostaria de receber material para as minhas aulas, de Projeto de Vida do 7º, 8º anos do Fundamental e 2º ano do Ensino Médio.
Muito obrigada pela oportunidade.
Deusa
Marina Damasceno
PS. Deusa, seu nome é um arraso! hahaha <3
Deusa Aparecida Paixâo
Boa tarde!
Sou professora da Rede Estadual, na cidade de Bauru-SP; dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Medio.
Gostei muito do conteúdo de Projeto de Vida, disciplina que leciono.
Gostaria de receber material pertinente; e também se possível da disciplina de Tecnologia.
Muito obrigada, pela oportnidade.
Deusa
º.
Marina Damasceno
Olá Deusa! O Projeto de Vida é realmente uma disciplina transformadora <3 Somos suspeitos!
Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Você pode receber nossos materiais gratuitos em: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
ROSANE
Boa tarde!
Sou professora da Rede Estadual, n dos 6º A 9º anos do Ensino Fundamental .
GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL.
ROSANE
Boa tarde!
Gostaria de receber material para as minhas aulas, de Projeto de Vida do 6ºa 9º anos do Fundamental .
obrigada!
Marina Damasceno
Olá Rosane! Tudo bem com você? Espero que sim!
Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Mas você pode receber nossos materiais gratuitos em: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
MATILDE BRAGA
QUERO ADQUIRIR O MATERIAL DIDATICO E PAGAR ATRAVES DE BOLETO
COMO PROCEDER
Marina Damasceno
Para saber mais sobre nossos materiais gratuitos, acesse aqui: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
MATILDE BRAGA
EXCELENTE MATERIAL
Marina Damasceno
Muito obrigada, Matilde!
Ficamos muito felizes com seu comentário.
A ideia é sempre auxiliar os educadores nessa ocupação honrosa <3
Abraços
MATILDE BRAGA
ADOREI O MATERIAL E QUERO ADQUIRIR
Meire luciene duarte
Quero receber material de projeto de vida na escola de sexto ano integral
Marina Damasceno
Olá Meire! Obrigada pelo elogio.
Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais, inclusive para o sexto ano.
Você pode receber nossos materiais gratuitos: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Jania Maria
Material muito bom. gostaria de ter acesso a eles, como proceder?
Marina Damasceno
Olá Jania! Obrigada pelo elogio.
Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Mas você pode receber nossos materiais gratuitos: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Esmeraldina Moreira dos Reis
Maravilhosas publicações.
Marina Damasceno
Ei Esmeraldina!
Ficamos muito felizes com comentários como o seu 🙂
Esperamos ajudar educadores de todo o Brasil com esses conteúdos.
Grande abraço e força nesse momento!
Jaqueline
Olá, Boa noite!
Seria possível compartilhar ideias para se trabalhar projeto de vida na educação Infantil?
Jaqueline
Estou maravilhada com o conteúdo.
Marina Damasceno
Muito obrigada, Jaqueline! Somos maravilhados pelo Projeto de Vida também <3
Marina Damasceno
Jaqueline, nossos estudos e concepção do produto sempre foram muito focados em pré adolescentes e adolescentes. Falando enquanto Marina e não como KUAU, acredito que uma boa forma de trabalhar o projeto de Vida na educação infantil é como vem sendo trabalho: muita ludicidade e desenvolvimento da criatividade para ampliar repertório cultural das crianças, associada à preocupação com a educação socioemocional: identificação e expressão das emoções. Isso pode ser aplicado no estímulo diário da autonomia, no brincar colaborativamente, etc.
Claudete Alves Cezar
Meu nome é Claudete Alves Cezar, e gostaria de receber o material,referente ao Projeto de vida, pois minhas turmas são, sextos e setimos anos.Sou professora da rede pública do Estado de São Paulo em Guarulhos. Desde já agradeço.
Marina Damasceno
Olá, Claudete, tudo bem? Espero que sim!
Que bom que você se interessou <3 Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais.
Mas você pode receber nosso material gratuito aqui: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Jaqueline
Obrigada Marina por compartilhar ideias tão bacanas!
E pela rápida resposta.
Enoque Costa da Silva
Boa noite!
Gostei muito de saber que vocês produzem material para trabalharmos projeto vida com os alunos.
gostaria,se puderem enviar o material para mim. Trabalho com as séries do ensino médio.
Caso seja possível atender o meu pedido,ficarei muto grato.
ATT; Prof. Enoque Costa da Silva.
Marina Damasceno
Olá, Enoque, tudo bem? Espero que sim!
Que bom que você se interessou <3 Nós comercializamos a plataforma e os materiais.
Mas você pode acessar todos os nossos materiais gratuitos aqui: https://kuau.me/materiais
Abraços 😉
Gerson Possamai
Gostaria de receber material (aulas remotas) de projetonde vida para alunos de 7 é 8 anos. Agradeço desde hoje.
Alice Azevedo
Oi, Gerson! Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Mas você pode receber nossos materiais gratuitos: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Marcos goes
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns, Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Alice Azevedo
Oi, Marcos! Que bom te ajudamos! 🙂
Esperamos contribuir com os educadores de todo o Brasil através de nossos conteúdos.
UZIELITA CHAPARRO FERREIRA
Boa noite!
Sou a professora Uzielita!
Trabalho com a disciplina Projeto de Vida no ensino fundamental II na escola pública.
Gostaria de saber o valor do material de projeto de vida para ensino fundamental II.
Atenciosamente
Alice Azevedo
Ei Uzielita! Que bom que você se interessou <3 Você pode conversar melhor com a gente nos acionando pelo e-mail contato@kuau.com.br e aí tiramos suas dúvidas, combinado? Abraços 😉
Maicon Paiva
Esse ano de 2020 foi tudo muito complicado cada vez uma
nova bomba aparecia. Espero que 2021 seja mais calmo.
Super agradeço pelo seu artigo foi bem útil. Compartilhei
no meu pinterest e obrigado pela informação.
Alice Azevedo
É verdade, Maicon! Foi um ano desafiador.
Ficamos felizes em poder contribuir de alguma forma 🙂
Abraços!
Alice Azevedo
Ei , Mariza.
Muito bom saber que te ajudamos! Você pode receber nossos materiais gratuitos e ler mais de nossos conteúdos aqui: https://kuau.me/ebook
EDVANIA CAVALCANTE
Boa noite!
Material maravilhoso. Parabéns!
Alice Azevedo
Oi Edvania, agradecemos o carinho! Você pode ter acesso aos outros materiais gratuitos pelo link https://kuau.me/ebook
Abraços! 🙂
Uhênia Caetano Pereira
Eu sou Uhênia Caetano e gostaria de receber o material sobre Projeto de Vida. E-mail: uhenea@hotmail.com
Alice Azevedo
Ei, Uhênia! Você pode fazer o download de todos os nossos materiais gratuitos, inclusive sobre o Projeto de Vida. É só clicar aqui: https://mailchi.mp/kuau/ebook
Abraços 🙂
Marly Gentil
Bom dia!!! Sou professora da rede pública de São Paulo e gostaria de receber o material de projeto de vida para o ensino médio.
Obrigada
Alice Azevedo
Olá, Marly! Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Mas você pode receber nossos materiais gratuitos: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
vlademir gonçalves de souza
Olá , sou Professor da Rede Pública de São Paulo , atualmente tenho turmas de Projeto de Vida e gostaria de estar recebendo o material .
Alice Azevedo
Oi, Vlademir! Nós comercializamos toda a plataforma e os materiais. Mas você pode receber nossos materiais gratuitos: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Caruso
Encontrei esse site por acaso em minhas pesquisas na
internet, acabou me interessando o assunto. Gostei muito,
parabéns ao autor.
Alice Azevedo
Olá, Caruso! Que bom que você se interessou! Agradeço por esse feedback ☺️
Ana Cristina Oliveira.
Boa noite! Sou professora da rede Estadual da Bahia e trabalho com Projeto de Vida.
Gostaria de receber esse material. gratuitamente, se possível.
Gratidão!
Alice Azevedo
Ei, Ana! Nós comercializamos toda a plataforma de Projeto de Vida. Mas você pode receber alguns de nossos materiais gratuitamente, acessando: https://kuau.me/ebook
Abraços 😉
Mirian Brisola de Oliveira Ferreira
Boa tarde! Gostei do material. Comecei a dar aulas de Projeto de Vida este ano. Gostaria de receber, se possível algum material de vocês.
Agradeço a atenção.
Clara Azambuja
Olá Mirian, que bom que você gostou! Você pode acessar outros materias neste link. Espero que goste.