Socioemocional no Ensino Fundamental I

Socioemocional na Educação Infantil

Socioemocional no Fundamental I:

As emoções secundárias e as habilidades de relacionamento.

O socioemocional no Ensino Fundamental I (anos iniciais) tem o papel de desenvolver a autorregulação emocional, as habilidades de relacionamento e a formação de uma identidade positiva.

Muito além da relação individual com seus sentimentos, o desenvolvimento socioemocional deve estimular a criança a compreender como suas atitudes também influenciam as emoções do outro.

Outro objetivo importante é fortalecer o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança.

Neste post, você vai aprender como trabalhar as competências socioemocionais com crianças de 6 a 10 anos.

Leiam também: Educação Infantil deve priorizar as emoções primárias

Como trabalhar o socioemocional na Terceira Infância?

A terceira infância, período dos 6 aos 11 anos, coincide com o período do ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano).

Nessa fase, a criança começa a estabelecer a sua identidade e aprimora as suas capacidades cognitivas. Desta forma, ela já é capaz de reconhecer e expressar emoções mais complexas, as chamadas emoções secundárias.

A criança também começa a ampliar a sua relação com grupos sociais mais amplos, além da família. Portanto, a educação socioemocional também deve priorizar as habilidades de relacionamento.

Desta forma, o aprendizado sobre as emoções vai acontecer a partir das reflexão sobre os sentimentos que surgem nas interações em grupo e do confronto com os limites morais.

Veja também e-book gratuito sobre Regulação Emocional na Infância

As emoções secundárias na Infância

A partir dos 6 anos de idade, além de expressar as emoções primárias, a criança já é capaz de lidar com emoções mais complexas. As emoções secundárias são combinações de diferentes emoções, o que pode torná-las mais difíceis de serem identificadas e compreendidas.

Essas emoções podem ser aprendidas ao longo da vida, uma vez que sofrem influência direta da moral e da cultura. Por esse motivo, também são chamadas de emoções sociais.

Como exemplo dessas emoções temos: vergonha, solidão, euforia, orgulho e gratidão.

Habilidades de Relacionamento

A educação socioemocional deve desenvolver na criança a capacidade de se relacionar em diferentes grupos sociais: família, escola e amigos.

Além das habilidades de comunicação e empatia, a criança deve reconhecer a importância da conduta ética para viver em sociedade. As regras de convivência devem ser assimiladas a partir de reflexões sobre limites morais.

A noção de limite é essencial para o desenvolvimento moral, psíquico e afetivo da criança,
permitindo o exercício da tolerância à frustração e a aceitação das regras coletivas.

Sendo assim, muito mais que aprender a lidar com as emoções, o desafio é apoiar a formação da identidade com base em virtudes e valores humanos.

Autoestima e Autoconfiança

A partir da terceira infância, as crianças se tornam mais conscientes de si mesmas, de suas habilidades e do mundo ao seu redor. Surgem os primeiros questionamentos em relação ao “quem eu sou?”, inseguranças sobre autoestima e dúvidas sobre autoconfiança.

Sendo assim, o desafio é apoiá-las na construção de uma identidade positiva. Portanto, a educação socioemocional deve iniciar o processo de autoconhecimento, considerando o reconhecimento da personalidade, características físicas, valores, papéis sociais e potencialidades.

Porém, é preciso que a criança também reconheça os limites da sua idade, se percebendo como alguém ainda em desenvolvimento. Além disso, exercitar a tolerância à frustração e a aceitação das regras coletivas é de fundamental importância nessa faixa etária.

Mas acima de tudo, a criança precisa se sentir acolhida e encorajada em um ambiente de aceitação e apoio.

Socioemocional no Ensino Fundamental I

A KUAU desenvolveu o programa Histórias de Descobertas para a educação socioemocional de crianças de 6 a 10 anos (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais).

O programa desenvolve a regulação emocional e boas práticas de convivência e socialização a partir de valores como respeito, justiça, diálogo, cidadania e solidariedade.

Aprendizagem com Metodologias Ativas

A aprendizagem é desenvolvida utilizando música, desenho, pintura e atividades artísticas manuais como forma de expressão das emoções e descobertas sobre o mundo ao seu redor. A metodologia também contribui para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades sociais.

O desenho como linguagem

Muitas vezes, a criança ainda não sabe verbalizar tudo que sente. O desenho ajuda o aluno a demonstrar seus sentimentos, estabelecendo assim, novas formas de expressar suas ideias e emoções.

Autoconhecimento e Comunicação

Através do material da KUAU, os alunos aprendem a contar suas histórias exercitando a habilidade de comunicação oral, a autoconfiança na hora de se expressarem e a escuta ativa ao ouvir a histórias dos colegas em sala de aula.

Leiam também:

Educação Infantil deve priorizar as emoções primárias

Socioemocional e Protagonismo Juvenil no Ensino Fundamental II

Adolescência e a crise de identidade: qual é o papel da escola?

Projeto de Vida para o desenvolvimento socioemocional no Ensino Médio

Veja também e-book gratuito sobre Regulação Emocional na Infância

Inscreva-se em nossa newsletter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.