Projeto de Vida no Ensino Fundamental
Como evoluir o trabalho socioemocional e o protagonismo dos alunos.
O Projeto de Vida no Ensino Fundamental é uma atividade pedagógica com o objetivo de evoluir a aprendizagem socioemocional e ampliar o repertório de vida dos alunos.
No Ensino Médio, o Projeto de Vida é um item curricular obrigatório que ajuda o estudante a refletir sobre a escolha de itinerários, eletivas, carreira profissional e transição para a vida adulta.
Mas muitos educadores desconhecem a importância do Projeto de Vida no Ensino Fundamental.
Afinal, qual é o papel do Projeto de Vida? Como aprofundar a aprendizagem socioemocional e desenvolver a autonomia dos adolescentes?
Aqui você vai encontrar respostas para essas e outras questões, como:
Qual é o objetivo do projeto de vida?
O objetivo principal do Projeto de Vida na escola é ajudar o adolescente na construção da sua identidade.
No ensino fundamental, o projeto de vida tem o papel de promover o desenvolvimento das competências socioemocionais e ampliar o seu repertório de vida.
Por que iniciar o Projeto de Vida no Fundamental?
É na transição da infância para a adolescência que surge a crise da identidade, muito natural nesta fase da vida.
O aluno está abandonando a fase da infância e iniciando uma etapa de transição até a vida adulta. Portanto, esse é o momento de intensificar o desenvolvimento do autoconhecimento, autonomia, motivação e virtudes.
Socioemocional ou Projeto de Vida: qual a diferença?
As competências socioemocionais representam um conjunto amplo de capacidades relacionadas às emoções e à socialização. Ou seja, a proposta é dar ênfase ao desenvolvimento de outras habilidades não cognitivas.
A vantagem do Projeto de Vida no Ensino Fundamental é trabalhar o Protagonismo Juvenil. Essa abordagem pedagógica desenvolve a aprendizagem socioemocional integrada à formação da identidade, considerando também a autonomia moral e a autodeterminação (motivação intrínseca).
Ou seja, as competências socioemocionais são trabalhadas de forma prática e integradas à vida real. O aluno aprende a utilizar o seu potencial de transformação ao assumir tarefas e responsabilidades como aluno propriamente, líder de turma, filho, cidadão, entre outros papéis sociais.
Desta forma, muito mais que refletir ou aprender a lidar com suas emoções e melhorar a relação com os outros, o objetivo é apoiar a construção da identidade protagonista.
Leia mais:
Quais habilidades e competências são importantes?
A identidade protagonista é o foco principal da proposta do Projeto de Vida no Ensino Fundamental. Ou seja, ampliar a percepção de si mesmo como alguém capaz de enfrentar desafios em prol do bem comum.
Confira e-book: Protagonismo Juvenil
A construção da identidade protagonista vai incluir o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, além de apoiar o desenvolvimento das virtudes e forças de caráter. Portanto, trata-se de uma abordagem mais completa e aprofundada.
Como é o Projeto de Vida no Ensino Fundamental?
No Ensino Fundamental a sugestão é adotar o formato de disciplina com uma ou duas aulas por semana.
O programa é estruturado a partir de atividades baseadas em metodologias ativas. O objetivo é proporcionar momentos “mão na massa” através de atividades em grupo, nas quais o professor assume papel de mediador.
Para mensurar e tangibilizar a aprendizagem de forma individual, a sugestão é utilizar uma plataforma digital com relatórios sobre engajamento e radar das emoções de cada aluno.
Programa de Projeto de Vida no Ensino Fundamental
A KUAU oferece um programa personalizado de Projeto de Vida e Aprendizagem Socioemocional completo.
Você terá uma biblioteca digital com milhares de atividades, aulas com metodologias ativas e recursos inovadores personalizados.
Além disso, sua escola terá assessoria com especialistas que vão acompanhar cada etapa de planejamento, desenvolvimento e avaliação de resultados.
Diferenciais do Programa da KUAU
- Digital e Inovador;
- Personalizado;
- Completo: Projeto de Vida + Socioemocional + Orientação Profissional;
- Metodologia exclusiva de Narrativa de Vida.
Mais completo e aprofundado
- Identidade, Autonomia Moral e Motivação;
- 17 habilidades e competências socioemocionais;
- 6 virtudes e 24 forças de caráter;
- Plataforma digital gamificada;
- História de Vida em formato de livro digital;
- Personalização de conteúdos e planos de aulas;
- Biblioteca com milhares de atividades e aulas;
- Diário de Bordo e Orientação Profissional (app);
- 1.500 vídeos com depoimentos de jovens e profissionais;
- Relatórios de gestão socioemocional;