Projeto de Vida na escola: TUDO que você precisa.

Projeto de Vida na Escola

Como desenvolver, o que diz a BNCC, desafios e práticas na educação

Tudo que você precisa saber: o que é Projeto de Vida na Escola, O que diz a BNCC, exemplos práticos, materiais para o Ensino Médio e Ensino Fundamental.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – apresenta o Projeto de Vida na Escola como um pilar pedagógico fundamental para trabalhar o socioemocional e as competências do Século XXI, garantindo a preparação do aluno para a vida adulta e o mundo do trabalho.

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O Projeto de Vida na Escola ajuda a construir o caminho entre o “Quem eu sou” e o Quem eu quero ser”. Através de um processo bem estruturado, unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos.

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Educação em tempos líquidos

O modelo tradicional de escola, centrado apenas na apreensão e uniformidade de conteúdos, não atende à necessidade da aprendizagem por competências, na visão da educação integral.

O projeto escolar precisa fazer refletir sobre o sentido e significado da vida e apoiar a  construção da identidade. É preciso ampliar a compreensão sobre o valor das relações humanas e estimular a visão otimista sobre o futuro.

A escola está diante do grande desafio de preparar os estudantes para um mundo imprevisível e volátil.

Em tempos líquidos, conforme define o filósofo Zygmunt Bauman, nada é feito para durar ou para ser “sólido”. Se as mudanças são aceleradas, como é possível planejar o futuro?

A BNCC reconhece a contribuição do Projeto de Vida para a formação do cidadão do século 21: um indivíduo autônomo, solidário e produtivo.
‘’(...) reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.’’ - BNCC (p. 12).

O que é Projeto de Vida?

O Projeto de Vida na escola ajuda o aluno a construir o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”.

Através de um processo bem estruturado, unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos.

Projetar a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo.

Esse processo acontece através do autoconhecimento e do exercício de projetar o futuro. O aluno é estimulado a refletir sobre seus sonhos e ambições, e aprende a transformá-los em estratégias e metas.

Então, não se trata de definir cada passo do seu futuro, mas desenvolver a habilidade de projetá-lo, através da valorização das experiências e dos sonhos do indivíduo.

O foco está no processo – ampliação de repertório, refletir sobre si e planejar – e não necessariamente no resultado. Esse esclarecimento é bastante importante, pois considera:

  • o mundo em constantes e cada vez mais aceleradas transformações;
  • níveis distintos de amadurecimento entre adolescentes e jovens.

Dito isso, percebemos que o Projeto de Vida conjuga várias áreas do conhecimento e, no campo da Psicologia e da orientação profissional, ganha espaço com o conceito do Life Design (Design de Vida, em português).

Seu foco está em como as pessoas vão construir suas vidas através do equilíbrio entre trabalho e outros campos da vida.

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Protagonismo Juvenil

O protagonismo juvenil está intrinsecamente ligado ao Projeto de Vida. O termo “protagonismo” refere-se à ideia de “ator principal”, o agente da ação.

Quando falamos em protagonismo juvenil, o objetivo é a construção da autonomia do adolescente através do estímulo à sua participação criativa e solidária no enfrentamento de problemas reais.

Afinal, um aluno só terá condições de formular seu Projeto de Vida quando perceber-se enquanto alguém capaz de realizações e pensamentos próprios.

“O protagonismo juvenil estimula o desenvolvimento da responsabilidade, solidariedade e visão otimista sobre o futuro”.

Trata-se de uma postura pedagógica contrária a qualquer tipo de paternalismo ou doutrinação. Também não é sobre direcionar totalmente a responsabilidade do que ocorreu ou deixou de ocorrer aos alunos.

O protagonismo juvenil pressupõe e exige do educador a mediação da relação do adolescente consigo mesmo, com outros adolescentes e com a situação sobre a qual ele atua.

Desta forma, os adolescentes mobilizam valores e competências como forma de participação no mundo. Confrontados com situações da vida real, os alunos colocam em tensão seus interesses, criatividade e a construção de múltiplas competências socioemocionais.

O que diz a BNCC?

O objetivo do Projeto de Vida é definido na BNCC como: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.

Além da competência específica, a BNCC reconhece, em diversas partes de seu texto original, a importância do desenvolvimento humano global, estabelecendo algumas premissas a serem observadas pelos educadores e que estão diretamente alinhadas à construção do Projeto de Vida pessoal dos discentes:

  • complexidade e não linearidade da formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos;
  • ruptura com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual ou a afetiva;
  • educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento, em suas singularidades e diversidades.

Como trabalhar o Projeto de Vida na escola?

O Projeto de Vida como uma atividade estruturada na escola permite desenvolver a capacidade de formular uma sofisticada e elaborada narrativa sobre si, sobre os planos para o futuro e sobre o seu papel no mundo, contribuindo para a formação de um indivíduo solidário e protagonista da sua própria história. 

Encontro do jovem consigo mesmo, trabalhando positivamente sua identidade, autoestima, autocuidado e autodeterminação, a partir de seus interesses e potencialidades”.

A escola é o ambiente ideal para promover essa reflexão ampliada da vida, conduzindo o aluno ao encontro de seu potencial através de uma jornada de aprendizagem lúdica e significativa, capaz de integrar as diferentes dimensões além da cognitiva.

Ensino Fundamental

Nos anos finais do Fundamental, na fase da puberdade, começa a passar pela cabeça dos alunos muitas dúvidas, inseguranças e incertezas.

Segundo a Psicologia do Desenvolvimento, esse é um estágio importante, em que o adolescente passa a ter maior compreensão sobre sua identidade e as mudanças conflitantes sofridas por familiares e comunidade.

Fragilidades e potencialidades afloram neste período em que o adolescente tende a buscar autonomia, liberdade, prazer e status

Portanto, essa fase é terreno fértil para o trabalho com o Projeto de Vida, fundamentado pelo estímulo ao Protagonismo Juvenil.

Na prática, o aluno desenvolverá sua capacidade de diálogo, argumentação e colaboração de forma propositiva, contribuindo com o objetivo da escola de formar o cidadão do século XXI: alguém que assume a responsabilidade por iniciativas que contribuem ativamente na redução das desigualdades e exclusão social.

Leia mais : Projeto de Vida no Ensino Fundamental

Ensino Médio

Além de todos os demais benefícios, os estudantes desta etapa veem no Projeto de Vida uma oportunidade introspectiva de refletir sobre suas expectativas e planos para o futuro, com o campo da orientação profissional mais presente.

Com um maior nível de maturidade, o trabalho com o Projeto de Vida traz sentido e significado para a vida escolar, os alunos começam a relacionar seu progresso acadêmico com sua realização pessoal e percebem serem capazes de realizar seus sonhos por meio das vivências e aprendizagens adquiridas na escola.

Leias mais: Projeto de Vida no Ensino Médio – GUIA PRÁTICO

Desafio para os educadores

Algumas propostas pedagógicas podem trabalhar o Projeto de Vida com os alunos de forma periférica, ou seja, abordam algumas temáticas relacionadas isoladamente ou implicitamente.

Independente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral refere-se à construção intencional de processos educativos que superam a fragmentação disciplinar

Esse é o grande desafio: estruturar o Projeto de Vida mantendo seu caráter flexível e relacionando-o às demais práticas pedagógicas já existentes na escola.

A princípio, pensa-se em atribuir essa competência às Linguagens ou Humanas, mas o Projeto de Vida é um elemento central, superando divisões do conhecimento. Afinal, trata-se de competência geral e direito de aprendizagem de todos os estudantes da educação básica. 

Mas isso não significa que sua escola tem que criar uma disciplina específica, apesar de esta também ser uma abordagem válida.

O Projeto de Vida deve ser flexível ao contexto escolar, dentro de suas potencialidades e limitações.

Atividades e aulas que já são comumente desenvolvidas podem ser ressignificadas quando se tem o Projeto de Vida como estruturador.

Dessa maneira, pode-se aprofundar em aspectos demandados pelos jovens, relacionando-os com outras disciplinas. Essa estratégia de integração considera as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de se relacionar com o mundo.

‘’O desafio primário para os educadores é o de se apoderar dessa nova mentalidade. Para que qualquer abordagem pedagógica seja significativa, os professores precisam compreender o valor e aplicabilidade no cotidiano da escola e na vida do aluno.’’

Não há ‘’receita’’ de como trabalhar o Projeto de Vida na escola, existem metodologias mais e menos radicais, no sentido de reorganização da estrutura curricular.

Cabe à escola promover a compreensão dos conceitos e adaptá-los à sua realidade para o processo coletivo de descobertas e compartilhamento de práticas.

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Dimensões a serem trabalhadas na construção do Projeto de Vida do aluno: “Quem eu sou”, “Quem eu quero ser” e “O meu papel no mundo”.

Uso de Metodologias Ativas

A partir de uma visão filosófica atualizada, o Projeto de Vida se caracteriza por espectro amplo – valorização pessoal, integração social e respeito às diferenças.

Como esse processo é subjetivo e pessoal, há uma necessidade de se aprender ativamente, com espaços para reflexão, discussão e compartilhamento para desenvolver competências específicas.

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Competência é a mobilização de conhecimentos (conceitos e habilidades cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas, do exercício da cidadania e do trabalho.

Portanto, o trabalho com metodologias ativas é muito significativo para atividades, oficinas, aulas e dinâmicas de Projeto de Vida. Sua metodologia central é por meio da aprendizagem por projetos, que traz uma personalização e valoriza vivências.

Apesar da demanda na geração atual, aprender com a “mão na massa” não é algo novo. Desde o século 20, consagrados educadores vêm teorizando e praticando abordagens tidas hoje como inovadoras.

Para exemplificar, o filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey, o educador brasileiro Paulo Freire, o matemático e educador sul-africano Seymour Papert e a médica e pedagoga italiana Maria Montessori apontavam, cada um à sua maneira, que a educação não deveria se restringir à transmissão de saberes, mas valorizar a conexão dos conhecimentos com o cotidiano e criar espaços que promovem a descoberta de seus interesses.

Em uma sociedade plural, o Projeto de Vida se traduz em propostas diferentes, filosofias distintas, que podem ser alinhadas aos valores e missão da escola. O importante é trabalhar com valores fundamentais, de amplo consenso, sem se fechar em ideologias limitadoras. 

As dimensões do Projeto de Vida

A implementação do Projeto de Vida é desafiadora e acontece de maneiras diferentes – seja por ações pontuais ou, idealmente, de forma estruturada no currículo.

A partir de estudos de aplicações do Projeto de Vida em diversos contextos, percebemos diferentes estratégias, que diferem entre si por meio de critérios como:

  • velocidade de implementação;
  • integração com conteúdos curriculares tradicionais;
  • aluno no centro da aprendizagem.

Sua escola pode priorizar uma rápida implementação por meio de eventos de Projeto de Vida para educadores e pais/responsáveis (palestras, cursos de curta duração, oficinas).

Para os alunos, podem ser ministrados módulos em diferentes formatos (oficinas, atividades, disciplinas eletivas) sobre temas que consideram os quatro pilares da educação da UNESCO

Pilares da UNESCOObjetivo
Aprender a serCompreender-se, aceitar-se e buscar bem-estar.
Aprender a conhecerAprender a aprender (metacognição).
Aprender a fazerEnfrentar desafios e trabalhar em equipe, gerenciando conflitos.
Aprender a conviverPerceber a interdependência das relações sociais.

Cada módulo tem objetivos de aprendizagem diferentes, focados nas competências a serem desenvolvidas pelos alunos, perpassando suas dimensões identitária, produtiva e cidadã.

Esses módulos podem estar integrados aos conteúdos ‘’tradicionais’’, de forma sequencial e podem ser oferecidos de forma híbrida: online e presencialmente.

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Outra forma pode ser a criação do ‘’tutor de Projeto de Vida’’ por turma, que discute estas temáticas ao longo do ano letivo.

Adicionalmente, uma transformação ainda mais profunda é a mentoria individual, em que um educador acompanha um estudante permanentemente durante um período específico.

O desafio é, do ponto de vista curricular, integrar o Projeto de Vida de forma transversal, personalizada e mensurável às competências socioemocionais e cognitivas.

Dicas para implementação

  • Conhecer escolas que integraram o Projeto de Vida ao currículo;
  • Refletir de forma colaborativa sobre o currículo ideal para a escola e, se possível,  como implementá-lo a curto, médio e longo prazo;
  • Promover a participação dos pais e responsáveis na elaboração do currículo e no suporte aos discentes;
  • Nivelar o conhecimento da equipe escolar sobre: fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, metodologias ativas, Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida;
  • Estimular a construção dos Projetos de Vida pessoais dos professores;
  • Promover espaços contínuos de compartilhamento de boas práticas entre os professores e planejamento coletivo;
  • Utilizar metodologias ativas incorporadas à tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem;
  • Identificar professores com perfil de tutor, mentor;
  • Integrar o desenvolvimento cognitivo às competências socioemocionais;
  • Promover a inclusão da comunidade no cotidiano dos estudantes com parcerias e atividades além do território escolar.
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Narrativa de Vida

Pensar não é somente “calcular” ou “argumentar”, mas é sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece. E são com as palavras que nomeamos o que somos, o que fazemos, o que pensamos e o que sentimos.

Através da forma como articulamos as palavras é que nos colocamos diante de nós mesmos, dos outros e do mundo. Portanto, não basta apenas refletir e elaborar planos, é preciso traduzir pensamentos e emoções em palavras e saber a melhor forma de comunicá-las.

O exercício de compartilhar sua história de vida, permite ao aluno um rico aprendizado a partir do feedback de pessoas que também poderão contribuir na realização desses planos.

A Narrativa de Vida a partir da atividade autobiográfica permite enriquecer o projeto pedagógico da escola, colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.

Além de permitir ao aluno aprofundar o autoconhecimento através do resgate da sua história de vida, permite repensar ou reafirmar crenças e valores, e a difusão dessa narrativa pode impulsionar mudanças nas relações com amigos e familiares.

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“Aprender a falar sobre si mesmo, a escutar, a olhar nos olhos, a perceber a si mesmo e o outro”

Programa Projeto de vida completo e personalizado

A partir de trabalhos científicos e práticas educacionais relacionadas à Pedagogia da Presença, Protagonismo Juvenil, Projeto de Vida, Life Design e Psicologia Positiva, formulamos uma metodologia com o objetivo de oferecer aos educadores uma solução de Projeto de Vida.

A metodologia torna o Projeto de Vida um eixo central no currículo escolar do Fundamental II e do Ensino Médio, podendo ser aplicada como uma disciplina regular ou como conteúdo interdisciplinar.

A cada ciclo do programa, o aluno evolui seu Projeto de Vida através da jornada de aprendizagem, narrativa autobiográfica e exercício do feedback. A solução da Kuau inclui materiais e recursos didáticos que contam com:

  • material do educador;

Planos de aula, ppt, dinâmicas, atividades sobre Projeto de Vida para encontros presenciais e que podem ser ministrados em aula, oficinas, eletivas, etc. Disponíveis em versão impressa ou online.

  • aplicativo para alunos;

Com linguagem que dialoga com a juventude, possui vídeos que orientam a jornada digital de aprendizagem e estimulam o uso do Diário de Bordo, para o desenvolvimento socioemocional do aluno.

  • plataforma de gestão escolar;

Permite aos educadores e gestão escolar, o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes para avaliação, mediação e intervenção.

Foto de versão impressa do material didático de Projeto de Vida para alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Imagem de celular com aplicativo de Projeto de Vida com recurso pedagógico de Diário de Bordo que pergunta ao aluno ''Como você está se sentindo agora?''
Print da tela de um celular que mostra um aplicativo sobre Projeto de Vida, que estimula o desenvolvimento socioemocional do aluno

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54 comments

  1. Cláudia Gurgel

    Boa tarde! Sou professora do Estado de São Paulo . Minha disciplina é Projeto de Vida e gostaria de adquirir este material para o 7º e 8º ano. Como faço?

    Cláudia

  2. Deusa Aparecida Paixâo

    Boa tarde!

    Gostaria de receber material para as minhas aulas, de Projeto de Vida do 7º, 8º anos do Fundamental e 2º ano do Ensino Médio.

    Muito obrigada pela oportunidade.

    Deusa

  3. Deusa Aparecida Paixâo

    Boa tarde!

    Sou professora da Rede Estadual, na cidade de Bauru-SP; dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Medio.

    Gostei muito do conteúdo de Projeto de Vida, disciplina que leciono.

    Gostaria de receber material pertinente; e também se possível da disciplina de Tecnologia.

    Muito obrigada, pela oportnidade.

    Deusa

    º.

    1. Marina Damasceno

      Muito obrigada, Matilde!
      Ficamos muito felizes com seu comentário.
      A ideia é sempre auxiliar os educadores nessa ocupação honrosa <3
      Abraços

    1. Marina Damasceno

      Ei Esmeraldina!
      Ficamos muito felizes com comentários como o seu 🙂
      Esperamos ajudar educadores de todo o Brasil com esses conteúdos.
      Grande abraço e força nesse momento!

  4. Marina Damasceno

    Jaqueline, nossos estudos e concepção do produto sempre foram muito focados em pré adolescentes e adolescentes. Falando enquanto Marina e não como KUAU, acredito que uma boa forma de trabalhar o projeto de Vida na educação infantil é como vem sendo trabalho: muita ludicidade e desenvolvimento da criatividade para ampliar repertório cultural das crianças, associada à preocupação com a educação socioemocional: identificação e expressão das emoções. Isso pode ser aplicado no estímulo diário da autonomia, no brincar colaborativamente, etc.

  5. Claudete Alves Cezar

    Meu nome é Claudete Alves Cezar, e gostaria de receber o material,referente ao Projeto de vida, pois minhas turmas são, sextos e setimos anos.Sou professora da rede pública do Estado de São Paulo em Guarulhos. Desde já agradeço.

  6. Enoque Costa da Silva

    Boa noite!
    Gostei muito de saber que vocês produzem material para trabalharmos projeto vida com os alunos.
    gostaria,se puderem enviar o material para mim. Trabalho com as séries do ensino médio.
    Caso seja possível atender o meu pedido,ficarei muto grato.
    ATT; Prof. Enoque Costa da Silva.

  7. UZIELITA CHAPARRO FERREIRA

    Boa noite!
    Sou a professora Uzielita!
    Trabalho com a disciplina Projeto de Vida no ensino fundamental II na escola pública.
    Gostaria de saber o valor do material de projeto de vida para ensino fundamental II.
    Atenciosamente

  8. Maicon Paiva

    Esse ano de 2020 foi tudo muito complicado cada vez uma
    nova bomba aparecia. Espero que 2021 seja mais calmo.
    Super agradeço pelo seu artigo foi bem útil. Compartilhei
    no meu pinterest e obrigado pela informação.

  9. Marly Gentil

    Bom dia!!! Sou professora da rede pública de São Paulo e gostaria de receber o material de projeto de vida para o ensino médio.
    Obrigada

  10. vlademir gonçalves de souza

    Olá , sou Professor da Rede Pública de São Paulo , atualmente tenho turmas de Projeto de Vida e gostaria de estar recebendo o material .

  11. Ana Cristina Oliveira.

    Boa noite! Sou professora da rede Estadual da Bahia e trabalho com Projeto de Vida.
    Gostaria de receber esse material. gratuitamente, se possível.
    Gratidão!

  12. Mirian Brisola de Oliveira Ferreira

    Boa tarde! Gostei do material. Comecei a dar aulas de Projeto de Vida este ano. Gostaria de receber, se possível algum material de vocês.
    Agradeço a atenção.

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