Ensino Híbrido na escola

Ensino Híbrido na Escola

Saiba o que é o ensino híbrido, conheça suas vantagens e como aplicá-lo para uma aprendizagem significativa.

As mudanças na educação têm sido rápidas e bruscas e implementar o ensino híbrido na escola é adaptar-se à essa nova realidade de transformações.

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O que é ensino híbrido?

“Abra seu livro e leia o primeiro capítulo”. Essa é uma frase que você provavelmente já ouviu algumas vezes. 

Hoje em dia, essa frase poderia ser facilmente substituída por “Clique neste link e siga as instruções exibidas”.   

A primeira situação retrata um método clássico de aprendizagem. O segundo, um método mais moderno. O ensino híbrido é justamente uma mistura entre eles – métodos tradicionais de aprendizagem (presencial) e métodos modernos (online).  

Mais do que essa mescla online e presencial, o modelo de ensino híbrido pressupõe que o aluno tenha mais autonomia.    

Essa abordagem permite maior respeito às particularidades de cada educando, dando mais respaldo para o professor compreendê-las e intervir de forma mais individualizada na mediação do processo de aprendizagem.  

A educação ou ensino híbrido é caracterizada por uma combinação aberta de atividades de aprendizagem que podem ser oferecidas pessoalmente, em tempo real e remotamente, em modo síncrono ou assíncrono.  

Logo fica nítido: personalização e tecnologia são características centrais dessa abordagem pedagógica.

A implementação do ensino híbrido exige o questionamento de algumas especificidades para a escolha das modalidades mais adequadas para os objetivos de aprendizagem, organização e planejamento.

Funciona para todas as etapas do ensino?

Para que o ensino híbrido seja implementado com sucesso é preciso em primeiro lugar que as ferramentas digitais sejam acessíveis a todos os alunos, de forma inclusiva e igualitária.

Também é necessário garantir a acessibilidade de equipamentos e recursos para permitir que todos os alunos sigam os conteúdos curriculares à distância.

É importante também levar em consideração a idade e o grau de autonomia dos alunos na hora da escolha das ferramentas e métodos de trabalho, isso é importante para garantir um manuseio seguro, consciente e proveitoso dos recursos didáticos.    

Tendo isso em mente, na educação infantil por exemplo, é interessante contar com o apoio da família no auxílio ao aluno quanto ao uso do equipamento tecnológico.

Neste momento o estudante ainda tem sua autonomia limitada e precisa de ajuda para aprender as competências necessárias para o uso informado e responsável da tecnologia digital.

Da mesma forma, no ensino fundamental e médio a escolha do equipamento e recursos também deve estar de acordo uma vez mais com a idade e a autonomia dos estudantes.

bncc

Você sabia que uma das competências da BNCC é a Cultura Digital?

Oque a BNCC diz sobre o ensino híbrido?

Quando a BNCC fala de cultura digital, a intenção é que os estudantes dominem as mais diversas ferramentas digitais, fazendo o uso da tecnologia de maneira responsável e com senso crítico.

Competências Gerais da Educação Básica:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, reflexiva e ética para se comunicar, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

A partir delas e através de espaços de aprendizagem colaborativa, oportuniza-se o desenvolvimento da autonomia, argumentação e empatia.

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Os dois livros acima são ótimos exemplares sobre o tema do Ensino Híbrido pois auxiliam o educador a se empoderar dessa estratégia e compartilha boas práticas ao redor do mundo sobre o uso de tecnologias e personalização na educação.

Quais as vantagens do ensino híbrido?

As principais vantagens da educação ou ensino híbrido são:

  • a possibilidade de superar as restrições de tempo e lugar;
  • a diversificação dos meios de comunicação que permite atender a todos os tipos de alunos e personalizar a aprendizagem;
  • o envolvimento de alunos que muitas vezes são mais ativos por causa das atividades oferecidas à distância;
  • uma melhoria na ancoragem da memória, graças à diversidade das atividades oferecidas;
  • uma renovação da avaliação (erro como parte do processo de aprendizagem).

Colaboração: grupos maiores

O aprendizado híbrido permite que você estimule o aprendizado de grupos maiores de alunos.

Você começa ministrando o curso e, em seguida, oferece aos alunos conteúdo instrucional e dever de casa para que eles desenvolvam independentemente.

Durante esse tempo, você pode ajudar os alunos que precisam de mais suporte. Este é o maior benefício do aprendizado híbrido.

Personalização: cada um em seu próprio ritmo

Os participantes podem trabalhar parcialmente em seu próprio ritmo. Assim, eles não precisam esperar por outros alunos se forem mais rápidos do que eles.

Por outro lado, é possível respeitar o tempo dos alunos com maior dificuldade ou que carecem de mais tempo que os outros. A administração do tempo costuma ser um aspecto delicado ao estudar.

Redução de custos a longo prazo

O ensino híbrido pressupõe menos espaço necessário, menos tempo de deslocamento e, portanto, menos dinheiro gasto.

Engajamento: cultura digital e diversão

O aprendizado híbrido promove o engajamento dos participantes, a partir das metodologias ativas e maior profundidade dos temas propostos. Essa abordagem possibilita maior responsabilização por parte do aluno no processo, estimulando-o a ser o protagonista de sua própria aprendizagem.

ensino híbrido

As soluções da Kuau contemplam o sistema híbrido de aprendizagem, mesclando atividades mediadas pelo prof em sala de aula + estudo independente dos estudantes a partir de plataformas digitais.

Como aplicar a educação híbrida na sua escola?

Não existe uma maneira exata e única de aplicar e descrever o aprendizado híbrido.

Como este ensino é um método relativamente recente, ainda não existe um método que tenha se mostrado mais eficaz do que o outro.

Há que se levar em consideração a motivação, idade dos participantes e contextos escolares para testar qual método funcionará melhor.

Abaixo estão alguns exemplos de modelos de aprendizagem combinada.

Rotação por estações de aprendizagem

Alguns alunos recebem instruções de seus professores, outros trabalham em grupos e outros em seus computadores. Os alunos alternam e mudam de posição ao longo da aula ou do dia.

Classe aberta

Os alunos trabalham em seus computadores e os professores podem ajudá-los durante a produção das atividades, como monitores ou supervisores.  

Embora pareça uma boa solução os professores precisam trabalhar sua motivação, sob o risco de se encontrarem na mesma situação como se estivessem dando a eles um livro e dizendo: “Divirta-se sozinho!” .

Sala de aula invertida

Espera-se que os alunos cheguem à aula já tendo assistido a vídeos ou outros tipos de instrução prévia.

Fazendo isso em casa, eles conseguem pausar os vídeos, acelerá-los se não possuem muito tempo e, assim, trabalhar em seu próprio ritmo.

Eles podem então fazer sua lição de casa e fazer perguntas em sala de aula, otimizando o tempo com o professor.

O maior objetivo da Estações de Aprendizagem e Sala de Aula Invertida é fazer com que o estudante exerça um papel ativo no seu processo de aprendizagem.

Desafios do ensino híbrido

É necessário se atentar para a maturidade digital do público e organização de aulas no que diz respeito às restrições e desafios de aprender remotamente.

riscos da evasão é ainda mais importante no caso da educação à distância, portanto os alunos devem ser fortemente motivados e, para apoiar a implementação da educação híbrida.

Existem alguns desafios para a escola que planeja tornar seu ensino híbrido de forma realista adequada ao seu contexto. Podemos dividir esses desafios em duas categorias: socioemocionais e pedagógicos.

Desafios socioemocionais

A aplicação da educação híbrida bate de frente com uma das missões essenciais da escola: aprender a conviver.

É essencial que a parte presencial promova interações colaborativas e que a cultura escolar contribua para o desenvolvimento da cooperação e compreensão.

É necessário criar um ambiente em que as pessoas trabalham de forma colaborativa, produtiva, autônoma e possam entender o erro como parte do processo.

O educador, portanto, também tem um papel importante na construção dessa cultura de comunidade de aprendizagem.

Conhecer as competências socioemocionais e aplicá-las ao ensino híbrido é importante, pois permite ações melhor direcionadas para uma aprendizagem mais significativa do aluno.

Desafios pedagógicos

É importante adequar essa aprendizagem ao grau de autonomia dos estudantes, pensando sobre o papel do aluno, tanto como ouvinte quanto como participante.

Estes questionamentos são ponto de partida para disponibilizar conteúdos adequados, apoiar o aprendizado, manter o envolvimento e avaliar regularmente a qualidade da aprendizagem.

Outra ponto fundamental é avaliar o modelo tradicional de aula expositiva ao aplicar o ensino híbrido na escola.

A reprodução dessas práticas convencionais são apropriadas para uma aprendizagem híbrida? É pertinente manter as mesmas metodologias tradicionais? O modelo que estamos habituados e o ensino híbrido são congruentes?

Esses questionamentos são necessários para que a aplicação deste ensino híbrido seja efetiva.

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Uma educação híbrida positiva auxilia o estudante a desenvolver autonomia, autodisciplina e responsabilidade – é a aprendizagem centrada no aluno.

Implementando o ensino híbrido na sua escola

Como dito anteriormente, a verdade é que não existe uma “receita de bolo” para aplicar o ensino híbrido na escola.

Um dos aspectos positivos dessa metodologia é a sua personalização, pode-se customizar sua implementação de acordo com o contexto da sua comunidade escolar.

Entretanto, apesar de não existir uma fórmula mágica, já existem algumas boas práticas que podem nortear a aplicação do ensino híbrido. Algumas dicas são:

  • construir simultaneamente tempos presenciais e remotos para garantir articulação relevante entre atividades e conteúdos;
  • estabelecimento de rituais, como no presencial (ex. chamada, acolhimento, retomada ao final da aula…);
  • apoiar os alunos (mentoria) durante as aulas à distância e garantir clareza das instruções – em particular para o 1.º grau para permitir aos pais acompanharem o filho;
  • entender a necessidade de levar em consideração a capacidade de aprendizagem e autonomia dos alunos em tal contexto;
  • apoiar os alunos não apenas cognitivamente, mas também nos aspectos socioemocional, motivacional e metacognitivo;
  • levar em consideração a nova aprendizagem não formal ou experiencial.

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