Socioemocional na Educação Infantil:
O que é emoção primária e como trabalhar na escola?
O desenvolvimento socioemocional na educação infantil é fundamental para o bem-estar emocional e social das crianças. E a partir dos 3 anos de idade, a criança já é capaz de aprender a reconhecer as emoções primárias.
Neste post, você vai compreender o que é necessário para trabalhar a educação socioemocional com crianças de 3 a 5 anos.
A fase da Segunda Infância
A segunda infância é uma fase do desenvolvimento humano que ocorre aproximadamente entre os 3 e 6 anos de idade.
Nessa fase, a criança começa a desenvolver as noções do que é “certo” e “errado”, padrões de comportamento e reconhecimento das emoções primárias.
Além de aprender a reconhecer seus sentimentos, a criança começa a imaginar como os outros se sentem (empatia).
Leia também: Como trabalhar o socioemocional na Terceira Infância?
As emoções primárias
As emoções primárias formam um conjunto básico de emoções universais e inatas, pois são encontradas em todas as culturas humanas, e são compartilhadas por todos os seres humanos desde o nascimento, independentemente de influências externas.
As emoções primárias são nomeadas e caracterizadas como:
- Alegria: uma emoção positiva associada à felicidade, prazer e satisfação.
- Tristeza: uma emoção negativa associada à perda, desânimo e angústia.
- Raiva: uma emoção intensa associada à frustração, irritação e hostilidade.
- Medo: uma emoção relacionada à ameaça percebida, perigo ou situações assustadoras.
- Nojo: uma emoção desagradável relacionada a estímulos que podem ser repulsivos, nojentos ou contaminados.
- Surpresa: uma emoção geralmente associada a eventos inesperados ou a uma mudança rápida no ambiente.
Algumas teorias sugerem que essas emoções primárias são biologicamente programadas e servem como mecanismos adaptativos para nos ajudar a lidar com diferentes situações e desafios emocionais em nossa vida cotidiana.
É importante ressaltar que essas emoções primárias podem se combinar e interagir entre si, dando origem a uma ampla variedade de emoções secundárias e complexas.
Veja também e-book gratuito sobre Regulação Emocional na Infância
Regulação emocional na Educação Infantil
A Regulação Emocional está associada à capacidade de aumentar, diminuir ou manter nossos sentimentos, comportamentos e respostas fisiológicas que compõem as emoções.
Essa não é uma tarefa simples, especialmente no período da segunda infância. A criança ainda está aprendendo a reconhecer suas emoções e descobrindo a melhor forma de expressá-las.
Aqui estão algumas estratégias de regulação emocional para Educação Infantil:
Reconhecimento e nomeação das emoções
Ajude as crianças a identificar e nomear suas próprias emoções e as emoções dos outros. Isso pode ser feito através de atividades, como histórias ilustradas que retratam diferentes emoções ou jogos de adivinhação de emoções.
Expressão Emocional
Crie um ambiente seguro e encorajador para que as crianças expressem suas emoções de maneira saudável. Incentive-as a compartilhar como se sentem e valide suas emoções, demonstrando empatia e compreensão.
Modelagem Emocional
Os educadores podem servir como modelos positivos, demonstrando como expressar e lidar com as emoções de forma adequada. Mostre às crianças como lidar com a raiva de maneira construtiva, expressar alegria, demonstrar empatia e lidar com a tristeza.
Rotina e previsibilidade
Estabeleça rotinas consistentes e previsíveis na sala de aula, pois isso pode ajudar as crianças a se sentirem seguras e confiantes. A sensação de segurança promove o desenvolvimento emocional.
Mundo Encantado das Emoções
A KUAU desenvolveu o programa Mundo Encantado das Emoções para a educação socioemocional de crianças de 3 a 5 anos.
A aprendizagem é desenvolvida de forma lúdica através da contação e dramatização de histórias infantis, utilizando recursos interativos como teatro, jogos, desenho e pintura. A metodologia também contribui para o desenvolvimento da socialização e coordenação motora.
Musicalização
O programa da KUAU possui diversas músicas autorais. As letras complementam as temáticas das aulas, facilitando a compreensão e memorização pelas crianças.
Teatro das Emoções
Atividade pedagógica envolvendo encenação de histórias. As crianças se conectam aos personagens e, a partir das narrativas, aprendem a perceber suas próprias emoções.
Leiam também:
Como trabalhar o socioemocional na Terceira Infância?
Socioemocional e Protagonismo Juvenil no Ensino Fundamental II
Adolescência e a crise de identidade: qual é o papel da escola?
Projeto de Vida para o desenvolvimento socioemocional no Ensino Médio
Veja também e-book gratuito sobre Regulação Emocional na Infância