Life Design aplicado à escolha profissional do adolescente

Life Design como metodologia de Projeto de Vida na escola aplicado à escolha profissional do adolescente

Neste artigo, você vai aprender sobre o conceito de Life Design e como utilizá-lo para apoiar a escolha profissional na escola. 

Menu

O que é Life Design?

O Life Design é uma metodologia que apoia a escolha profissional considerando o Projeto de Vida da pessoa. 

Ou seja, a criação de planos para o futuro deve levar em consideração as dimensões pessoal (autoconhecimento), social (vida em sociedade) e profissional (mundo do trabalho).

A evolução da Orientação Vocacional

No passado, tinha-se a ideia de que as pessoas já nasciam com vocação para determinada tarefa. Por meio de testes psicológicos, era identificada uma série de características da personalidade do indivíduo, cujo objetivo era analisar as aptidões e preferências de uma pessoa e direcioná-la para uma área profissional que se encaixasse com o perfil identificado nos testes. Mas esse conceito ficou ultrapassado!

Agora, existe um novo paradigma adaptado ao século XXI: a construção da carreira deve ser entendida como a construção da própria vida, ou seja, a carreira profissional deve estar alinhada aos seus objetivos pessoais.

Mais do que auxiliar os indivíduos a fazerem escolhas profissionais, o propósito é ajudar as pessoas a construírem uma vida significativa, na qual o trabalho será um dos papéis a ser integrado em uma rede de fazeres sociais.

Life Design na escola

O Life Design na escola vai desenvolver competências e habilidades extremamente necessárias para a construção do Projeto de Vida dos alunos:

  • Ser curioso e aberto ao novo;
  • Aprender fazendo;
  • Aprender a resolver problemas;
  • Pensar nos problemas de forma estruturada;
  • Tomar decisões assertivas;
  • Construir a sua rede de apoio.

Desta forma, o adolescente descobre quem ele é, o que ele acredita, e o que ele faz ou pode começar a fazer para alcançar o seu propósito de vida. Ao fazer uma conexão entre esses três pontos, ele passa a fazer escolhas e viver a vida de forma mais significativa e coerente.

Como funciona na prática?

Não basta encontrar uma rota pronta. Os alunos devem ser capazes de refletir sobre o sentido do trabalho e compreender essa relação com seus planos de futuro e propósitos de vida.

O Programa da KUAU utiliza o Life Design para proporcionar aos alunos um processo investigativo e experimental sobre o mundo do trabalho como parte das atividades de Projeto de Vida na escola

O objetivo é permitir ao adolescente construir um protótipo de vida profissional no futuro, levando em consideração a sua identidade pessoal

Mundo do trabalho de resolução de problemas

Já parou para pensar no problema que a sua profissão resolve? Quem são as pessoas beneficiadas pelo seu trabalho? A proposta é ajudar o aluno a compreender o trabalho vinculado à solução de problemas e os públicos beneficiados por essa resolução.

Ao invés de apresentar modelos prontos de profissão e carreira, o aluno é incentivado a construir um sentido para o trabalho a partir do seu olhar crítico sobre o mundo. 

A partir de questões norteadoras, o adolescente é levado a uma jornada de autoconhecimento e exploração: “Que tipo de problemas você gostaria de resolver na vida? O que você gostaria de fazer para ser útil à sociedade? O que você sabe fazer que é valorizado no mundo do trabalho?” 

Prototipação aplicada ao Life Design

A partir da reflexão sobre o mundo do trabalho e resolução de problemas, o aluno será incentivado a criar um protótipo que simula uma profissão.

Ou seja, o aluno vai experimentar algum tipo de atividade ou experiência que o aproxima do universo profissional que ele idealizou. 

Portanto,  a prototipação serve para definir perguntas norteadoras, criar experiências e revelar suposições. O protótipo é a maneira de imaginar ou testar como pode ser uma profissão/carreira no futuro. 

No programa da KUAU, a atividade de prototipação está dividida em 3 etapas:

  • Definição do problema: quais problemas você gostaria de resolver ou o que você gostaria de fazer para beneficiar outras pessoas?
  • Habilidades, competências e profissão: o que você deve ser capaz de fazer para resolver o problema escolhido? Quais profissões podem resolver esse tipo de problema?
  • Experimentação: Como experimentar, ainda no ensino médio, esse tipo de resolução de problema? Quais caminhos seguir para aprender mais sobre essa área ou tema?

Associado à atividade de prototipação, o aluno também utiliza a plataforma de Orientação Profissional da KUAU para ampliar o seu conhecimento sobre o mundo do trabalho. 

Venha conhecer mais sobre o Programa de Projeto de Vida e Educação Socioemocional da KUAU. 

Inscreva-se em nossa newsletter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.