Novo Ensino Médio e Novo Enem 2024, o que muda? 

Novo Ensino Médio e Novo Enem 2024

Entenda as mudanças no novo Enem e como elas afetam sua escola.

O novo Enem em 2024

O que é o novo Enem? O que vai mudar no Enem? Como vai funcionar a nova prova?  Como ficam as provas de 2022 e 2023? Como preparar os alunos para as mudanças? 

Desde o último decreto do Conselho Nacional de Educação (CNE) uma coisa ficou clara, assim como o novo Ensino Médio, o Enem vai se adaptar à avaliação dos itinerários escolhidos pelos alunos.

Neste artigo, vamos discorrer sobre como o Enem é, como ele vai ficar e os impactos disso nas escolas. 

Menu

O que muda no novo Enem?

O formato da prova. Ainda serão duas etapas, mas a forma como são divididos os assuntos e respondidas as perguntas vai mudar.

As duas etapas da prova

Como será até 2023:

No primeiro dia, são aplicadas as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, cada uma valendo 45 pontos e a redação. No segundo dia, ainda valendo 45 pontos cada, são aplicadas as áreas de Matemática e Ciências da Natureza. O ponto de destaque é que todos os alunos fazem a mesma prova, independente do curso que prestarão ou do que estudaram no Ensino Médio. Todas as questões são de múltipla escolha, exceto a redação.

Como fica a partir de 2024:

A divisão em duas etapas permanece, mas o foco da prova não é mais conteudista, ou seja, os estudantes vão responder questões interdisciplinares cujo foco é medir a capacidade argumentativa e analítica do jovem. A segunda etapa é voltada à área do itinerário formativo ligada ao curso que o estudante escolheu prestar.  A prova varia de conteúdo de acordo com a escolha da área de estudo que o jovem quer ingressar.

O estudante deve escolher entre a seguintes áreas para prestar a segunda etapa da prova:

  1. Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  2. Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  3. Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e
  4. Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Questões discursivas

Como será até 2023:

Até que a nova prova entre em vigor, cada área do conhecimento segue valendo 45 pontos determinados por múltipla escolha. A única avaliação discursiva aplicada é a redação. 

Como fica a partir de 2024:

De acordo com a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC),  a primeira parte será  “comum a todos os participantes”, e pretende avaliar as competências e habilidades da formação geral, com ênfase em língua portuguesa e matemática. A redação dissertativa-argumentativa e a avaliação de língua estrangeira integram este grupo. Já o conteúdo da segunda parte do exame é voltado à escolha de áreas específicas. As questões discursivas passam a fazer parte do exame em variadas etapas. 

Avaliação das respostas (TRI)

Atualmente, as questões que compõem o exame fazem parte do banco de dados BNI e sua dificuldade é mensurada pela Teoria de Resposta ao Item. Esse sistema só pode ser aplicado a questões objetivas, e garante a entrega de resultado em pouco tempo. 

Para a correção de itens discursivos, o Conselho Nacional de Educação discute a possibilidade de aderir a um sistema de Inteligência Artificial. Uma vez que há riscos na correção humana por parcialidade e falha no prazo de entrega. 

Itinerários formativos no Enem

Parte oficial do Ensino Médio a partir de 2022,  a escolha do itinerário formativo corresponde a 40% do conteúdo estudado durante os três anos de Ensino Médio – os outros 60% são os conteúdos gerais previstos pela BNCC. 

Entenda a nova BNCC: E-book Guia BNCC e Projeto de Vida 

Os alunos poderão escolher por duas áreas complementares, sendo que a oferta dessas áreas varia de acordo com a estrutura do colégio. Todavia, as duas áreas a serem escolhidas estão entre as seguintes:

Linguagens e suas tecnologias;
Ciências da Natureza;
Ciências Humanas e Sociais e 
Formação técnica e profissional.

Mas o que a mudança implica na escola?

Prepare sua escola para o novo Enem

Novo Enem 2024

Antes o aluno não escolhia os assuntos  para prestar o Enem, apenas prestava. O formato conteudista possibilita a oferta de conteúdos abrangentes, porém superficiais. Com os itinerários formativos, os alunos têm a chance de aprofundar o conhecimento dentro da área de interesse. 

É nesse momento que a escola virou a autora e responsável por auxiliar nessa escolha, por isso esse processo se trata não somente de uma escolha profissional, mas sim do Projeto de Vida de cada aluno.

 A tomada de decisão começa no Ensino Fundamental, e é trabalhando a identidade, autonomia e motivação que a escola consegue auxiliar os alunos a fazer escolhas consequentes no Ensino Médio.

O que muda no Enem?

Enem até 2022Enem 2024
Prova de múltipla escolha.
Primeiro dia de prova: ciências humanas, linguagens e redação.
Segundo dia de prova: ciências da natureza e matemática.
Questões abertas.
Primeiro dia de prova: conhecimentos base BNCC.
Segundo dia de prova: conteúdos do itinerário formativo, formação técnica e bônus.

*Há muitas questões em aberto sobre a construção da prova de fato. Siga o canal do MEC de notícias e fique atento aos nossos próximos posts. 

Como a formação técnica influencia no novo Enem?

Bonificação para técnicos. No novo modelo, os estudantes de Ensino Médio podem optar por itinerários formativos ou uma formação técnica profissional. Caso façam a segunda opção, haverá a partir de 2024 a possibilidade de bonificação, ou seja, não há necessidade de fazer o Enem completamente caso o estudante opte por uma instituição de Ensino Superior que aceite sua formação técnica. Há uma abrangente discussão em torno deste tópico, e muitos detalhes em aberto. Por fim, vai depender de cada instituição de Ensino Superior aderir à bonificação ou não.

Enem, novo Ensino Médio e Projeto de Vida

Mais de 90% dos formandos no Ensino Médio no Brasil em escolas particulares acabam iniciando um curso de Ensino Superior. O que vai manter este jovem no curso escolhido ou não, é o quanto seu Projeto de Vida e sua identidade estão bem definidos. 

O papel do Projeto de Vida dentro do Ensino Médio é ajudar o aluno na construção de sua identidade e com isso, criar bases estáveis para um Projeto de Vida para além da escola. 

O diretor do Instituto Lungo, Paulo Emílio C. Andrade, nos alerta para um movimento contemporâneo constante, no qual muitos jovens se formam sem propósito ou perspectivas de futuro. Seu estudo aponta que mais de 60% dos jovens brasileiros têm projetos de vida frágeis, idealizados ou centrados no consumismo.

O Novo Enem, assim como o Novo Ensino Médio, são uma oportunidade das escolas de construírem essas pontes junto com seus alunos. 

O grande gap que compõe essa chamada fragilidade está na incapacidade do jovem de visualizar ou construir degraus entre os sonhos e as ações que devem ser tomadas a partir deles. 

 O novo formato de Ensino Médio forma jovens para o mercado de trabalho e para a vida, focando no desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 , sendo assim, a melhor forma de comprovar que a escola está cumprindo seu papel de educar com informação e foco é a boa desenvoltura no novo ENEM e a continuidade que os jovens passam a ter em seus projetos muito depois da escola.

KUAU e Enem

A nossa missão é construir pontes entre os sonhos e ações, inspirando histórias de vida!

Ajudamos cada aluno a fundamentar seu Projeto de Vida. Muito além de desenhar um plano, nossa metodologia incentiva o aluno a colocar ele em ação desde o primeiro momento e reconhecer seus resultados colhidos pouco a pouco. 

Inscreva-se em nossa newsletter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.