BNCC e as competências socioemocionais
Muito se discute sobre a BNCC, as competências socioemocionais e os desafios de implementá-las. Mas você sabe como elas se relacionam?
Há algum tempo, as competências socioemocionais e a BNCC são temas recorrentes no mundo da educação. Nesse texto você entenderá um pouco mais sobre elas e como se relacionam para iniciar ou aprofundar esse trabalho com seu corpo docente, estudantes e famílias.
Em um momento de mudanças na educação, podemos nos perder sobre o que priorizar ou como relacionar temas tão relevantes e necessários para a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem.
Nesse sentido, trouxemos informações neste post que vão te auxiliar a relacionar a educação socioemocional ao que diz a BNCC, respaldando o desenvolvimento dessas competências na escola.
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A pauta da BNCC
Ao longo dos últimos dois anos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se tornou pauta de grandes debates e discussões relacionadas à educação brasileira. A documentação teve homologação pelo Ministério da Educação (MEC), abrangendo educação infantil, fundamental e ensino médio.
Essa documentação é importante para uma educação de qualidade. É ela quem gera o direcionamento dos currículos escolares, observando sempre a garantia dos direitos de aprendizagem mínimos que os alunos precisam ter.
A nova base conta com uma diretriz organizacional de metas de aprendizagem, fazendo a inclusão das competências socioemocionais.
Habilidades socioemocionais: Qual a importância para a educação?
A atenção às habilidades não cognitivas aumentou nos últimos anos, depois do reconhecimento de que características comportamentais associadas à forma de administrar as próprias emoções impactam no aprendizado dos estudantes.
Além do aspecto pedagógico, elas também influenciam fortemente na vida das pessoas de uma maneira geral.
Faz-se a constatação, atualmente, de que muitos profissionais são contratados pelas habilidades cognitivas, e recebem suas demissões por falta de habilidades socioemocionais.
Essa abordagem de habilidades com foco em educação emocional é essencial para a promoção do pensamento dos alunos com autonomia, bem como visando suas potencialidades. A consequência disso é a redução de indisciplina e a melhoria do desempenho acadêmico.
A BNCC e seus impactos na proposta pedagógica
A base dessa documentação oficial preza pela orientação curricular das escolas brasileiras, tanto de redes públicas quanto particulares. Ela faz a apresentação de conhecimentos prioritários, habilidades e demais competências que se almejam aos estudantes de cada fase da educação básica.
É válido o destaque de que a BNCC não tem a pretensão de ser um currículo, mas uma documentação que observa orientar a construção curricular pedagógica. Além disso, inclui a abertura de particularidades regionais, sociais e metodologias de cada escola.
As 10 competências gerais da BNCC estão profundamente permeadas pela educação socioemocional.
As competências da BNCC
A BNCC tem formulação em 10 competências gerais como estrutura para ser um norte ao ensino básico brasileiro. Há também um forte destaque quanto à temática da inteligência emocional. Dentre as principais competências que permeiam a construção de proposta pedagógica das escolas estão:
- usar e valorizar os conhecimentos construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade e colaborar para uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
- exercer a curiosidade intelectual e utilizar a abordagem própria das várias ciências, com o intuito de promover elaboração de hipóteses e criar soluções (inclusive tecnológicas);
- desenvolver o senso estético, observando a valorização e reconhecimento das manifestações culturais e artísticas;
- usar o conhecimento das linguagens artística, multimodal, científica, matemática, digital e tecnológica;
- fazer uso das tecnologias digitais de informação e de comunicação de modo significativo, crítico, reflexivo e ético;
- compreender as relações do mundo profissional e tomadas de decisões com alinhamento ao Projeto de Vida pessoal, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
- argumentar sempre baseando-se em informações, dados e fatos de confiança para defender ou questionar pontos de vistas e decisões;
- conhecer e reconhecer emoções próprias, bem como as dos outros, sendo capaz de lidar com elas e com pressão de grupo;
- exercer o diálogo, empatia, cooperação e saber resolver conflitos, promovendo sempre o respeito à diversidade;
- ação pessoal e coletiva com responsabilidade, de forma autônoma, resiliente, flexível e determinante.
Essas habilidades são importantes porque prezam pelo respeito à formação de cidadãos capazes de resolver problemas, trabalhar em equipe, argumentando, defendendo pontos de vista, respeitando o outro e sendo cada vez mais observadores e críticos – de si mesmos e do mundo ao redor.
Contar sua história e seus planos de vida, refletir sobre seu papel no mundo para criar e realizar seus planos são metacompetências que preconizam o desenvolvimento das competências socioemocionais. O Programa de Projeto de Vida da KUAU auxilia a escola e o professor a conduzir isso em sala de aula – seja física ou remotamente.
Como elas melhoram a educação?
A insegurança é um dos principais problemas que atingem os alunos brasileiros, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Conforme a pesquisa, a conclusão é a de que os estudantes do Brasil figuram entre o público com maior ansiedade do mundo.
Isso interfere fielmente nas práticas pedagógicas e no nível de inovação escolar e traz à tona a relevância das denominadas competências socioemocionais, que têm apontamento como primordiais à formação integral dos estudantes. As competências fazem a cobrança das cinco áreas:
- autoconhecimento;
- autocontrole;
- automotivação;
- empatia e
- habilidades de relacionamento.
Essas áreas, por conseguinte, relacionam-se à comunicação, criatividade, curiosidade e criticidade – que são habilidades responsáveis por produzir inovação e conseguem preparar o aluno para os desafios do século XXI.
Esse documento faz um reforço em relação ao desenvolvimento cognitivo, atrelado às competências socioemocionais que devem ser aprendizagens fundamentais nas salas de aulas. Conforme a abordagem, os alunos trabalham suas competências socioemocionais com:
- Autoconsciência – identificando as emoções, dispondo de uma percepção afiada, reconhecendo os pontos fortes, desenvolvendo autoconfiança e autoeficácia;
- Consciência social – sabendo observar as coisas em perspectiva, desenvolvendo empatia, apreciando diversidade e respeitando os outros;
- Autogestão – controlar impulsos, sabendo lidar com estresse, tendo disciplina, automotivação, buscando objetivos, construindo habilidades organizacionais;
- Habilidades de relacionamento – sabendo se comunicar, encontrando engajamento social, construindo relações e sabendo trabalhar em grupo;
- Tomada de decisão responsável – identificando problemas, analisando e avaliando situações, bem como solucionando problemas, refletindo e tendo responsabilidade ética.
Segundo o relatório do Global Education Leader’s Program Brasil, quando, de fato, aplicadas nas escolas, as competências socioemocionais têm o potencial de promover a geração de impactos positivos em diversas esferas da vida de um estudante na interface com o mundo à sua volta:
conseguem gerar um ambiente que favorece o aprendizado, melhorando os resultados disciplinares curriculares;
conseguem preparar os alunos para se encontrar no mundo, compreendendo as diferenças, sendo críticos e atuantes para tomadas de decisões com ética. Auxiliam na construção do projeto de vida e capacitação para o mundo profissional;
estão aptos ao diálogo com as necessidades da sociedade civil, mobilizando famílias e contemplando anseios, suprindo carências de oportunidades e gerando impacto nos indicadores sociais;
são capazes de transformar o currículo e a escola, estimulando a atitude cidadã, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura pacífica.
É bastante relevante lembrar que a ideia da BNCC não é a transformação das competências em componentes de currículo, mas articulá-las junto ao aprendizado das áreas de conhecimento.
Como adequar as competências socioemocionais à sua escola?
Da mesma forma como o processo de aprendizagem, há a necessidade de que o ensino das habilidades socioemocionais tenha implementação em fases. Portanto, dê início pela adequação curricular e, paralelamente, pela formação de professores.
A BNCC é um pontapé inicial importantíssimo para que a educação brasileira seja mais qualitativa. Ela promove o estabelecimento de um marco para desenvolver o social, orientando a composição das propostas pedagógicas. Sua escola está preparada para esse processo de transição?
O Programa da KUAU prevê o desenvolvimento das competências socioemocionais enquanto auxilia o aluno na construção de seu Projeto de Vida.
Inovar e criar metodologias para que o aluno seja protagonista e capaz de construir seu Projeto de Vida é um dos objetivos da KUAU. A nossa proposta aborda o desenvolvimento socioemocional a partir de mentoring, ensino híbrido e aprendizagem ativa.
Estudantes, pais e educadores podem acompanhar o desenvolvimento a partir dos recursos didáticos disponíveis.
- diário de bordo do aluno – para ser acessado pelo aplicativo de celular;
- diário da família – para engajar a família no desenvolvimento dos estudantes;
- plataforma de gestão – para educadores acompanharem e intervirem pedagogicamente de forma responsiva.