Pré ENEM e escolha de carreira

Em meio à incertezas, os concluintes do Ensino Médio precisam de apoio da escola para se preparar para um futuro próximo

Por Marina Damasceno, educadora e Gerente de Relacionamento na Kuau.

Todos nós passamos pelo momento de decidir “o que fazer da vida” e é inevitável ficar refletindo se é a “escolha certa”. Apresentamos a você, educador, 2 robustas ferramentas para utilizar com os estudantes de forma gratuita: Feira de Profissões Online + Descomplicando o ENEM.

Projeto de Vida no Ensino Médio

Antes do ENEM, é preciso estimular os alunos a pensar em seus interesses para o futuro, em quem eles querem ser e o caminho para chegar até lá. De que adianta começar a pensar em qual profissão seguir se não tivermos referências realistas sobre os cursos e carreiras?

Muitas vezes, os alunos entram no Ensino Superior e acabam desistindo do curso por se sentirem frustrados com a escolha. Se a maturidade vocacional desses alunos for trabalhada no Ensino Médio, a tendência é que eles estejam mais conscientes de sua escolha, sendo mais bem sucedidos em suas escolha pessoais no futuro.

Estimular os alunos do Ensino Médio a buscar relatos de universitários, recém formados e profissionais experientes é incentivar um processo de escolha profissional responsável e consciente

Feira de Profissões Online da KUAU

E como você, educador, vai trazer referências sobre diversas carreiras para o “terceirão”? Já imaginou uma jornada pronta com conteúdo em vídeos, com uma linguagem atrativa e lúdica para os jovens, com histórias reais sobre os cursos e carreiras? Com a Feira de Profissões Online da KUAU é possível descobrir as áreas que mais combinam com o perfil do aluno, estimulando sua autorreflexão. 

O mais legal é que a equipe pedagógica também pode acompanhar o uso pelos alunos através de relatórios de engajamento e acesso. A partir dessa estratégia, podem ser definidas outras ações na escola, direcionando e flexibilizando o currículo de acordo com o Projeto de Vida dos educandos. Isso também é importante para a preparação para o ENEM: definir pelo menos 3 áreas de interesse antes de fazer a prova. Dessa forma, a escola tem melhores condições de orientar os candidatos nas formas de usar sua nota do ENEM para ingressar na faculdade. 

Descomplicando o ENEM

Em um mundo cada vez mais tecnológico, não faltam opções para conseguir ajuda de forma prática, principalmente nos estudos. A internet é um universo de circulação de informação e é preciso saber aproveitá-la a seu favor. O Descomplicando o ENEM é uma plataforma online e gratuita, com conteúdos voltados para quem está se preparando para o ENEM e no momento de escolher a carreira. 

A indicação de tecnologias digitais como aliada na preparação do educando para o ENEM mostrando o compromisso da escola com esse momento importante na vida dos jovens

A opção é ideal para quem precisa estudar sozinho em casa ou para os estudantes que não têm condições de arcar com ajudas extras de alto custo. O site, bastante intuitivo, possui conteúdos preparatórios como simulados, matérias que mais caem na prova, professores especialistas, lives e dicas. Indicar essa ferramenta para os alunos pode ser uma boa forma de estimular sua autonomia e ajudá-los no processo de estruturar seu plano de estudos para o ENEM.

Além das Universidades públicas…

Já que estamos falando de ENEM e carreira, outro ponto importante nessa conversa é a escolha da faculdade. No site Melhores Faculdades é possível saber quais são as instituições mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação e obter dicas para escolher a ideal para cada aluno. Essa também é uma plataforma que vale a pena ser explorada pelos educandos.

Você já utilizou alguma dessas ferramentas com seus alunos? Conte para nós aqui nos comentários. Caso tenha indicações de outras tecnologias interessantes, compartilhe  por aqui também!  

Inscreva-se em nossa newsletter




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *